Chegou a Brasília (DF) neste sábado (23), o terceiro grupo de brasileiros repatriados da Faixa Gaza. São 30 pessoas, incluindo 14 crianças, 11 mulheres e cinco homens. Segundo informações do governo federal, são 16 brasileiros de dupla nacionalidade e mais 14 familiares palestinos. Eles foram resgatados pela Força Aérea Brasileira (FAB) a partir do Aeroporto de Cairo, no Egito.
Ao chegar à capital federal, o grupo dos repatriados recebeu atendimento médico e psicológico, bem como passou por checagem de documentação de migração, aplicação de vacinas e cadastramento em serviços de assistência social. Além de representantes de ministérios envolvidos na operação, a recepção dos brasileiros e palestinos também contou com funcionários da Agência da Organização das Nações Unias para Refugiados (Acnur).
A operação de translado de cidadãos vindos da região em meio à guerra é coordenada pela Secretaria Nacional de Justiça, do Ministério da Justiça e Segurança Pública (Senajus/MJSP), em associação com a Força Aérea Brasileira (FAB) e os Ministérios das Relações Exteriores (MRE) e do Desenvolvimento Social (MDS). O Ministério da Justiça informou que duas pessoas que estavam na lista acabaram não embarcando junto com o grupo, sendo um idoso de 73 anos que teve limitações por questões médicas e outra pessoa que não voltou por decisão pessoal.
Desde o início da guerra na Faixa de Gaza, deflagrada em 7 de outubro, houve 12 operações de repatriação. Números oficiais do governo indicam que 1.555 pessoas foram trazidas de volta, englobando nesse montante brasileiros que estavam não só em Gaza, mas também em Israel e na Cisjordânia. Também houve o resgate de 53 animais domésticos até agora.
OBS: com informações da Agência Brasil
Edição: Raquel Setz