A transição energética e descarbonização são temas da próxima edição da série de seminários temáticos organizada pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). O evento acontece na próxima terça-feira (16), a partir 10h, na sede da Finep, que fica na Praia do Flamengo, número 200, no 1º andar, no Rio de Janeiro.
Os debates desta terça contam com a participação de palestrantes renomados. Na primeira parte, que começa às 10h, será debatido o tema da transição energética. Na segunda parte, a partir das 14h, o tema da descarbonização. O coordenador temático será o professor Fernando Peregrino, chefe de Gabinete da Presidência da Finep.
Dentre os palestrantes confirmados estão: Maurício Tolmasquim, diretor executivo de Transição Energética e Sustentabilidade da Petrobras, Segen Estefen, Ph.D. Engenharia Civil pelo Imperial College London, Newton Hamatsu, superintendente de Inovação na Finep, Elias Ramos, diretor de Inovação da Finep, e Michele Hallack, doutora em Economia e professora da Universidade Federal Fluminense, entre outros. A programação detalhada e os palestrantes, podem ser conferidos na página do Instagram da Finep.
Estarão em pauta nos dois momentos de discussão tópicos como: o desafio de conter a elevação da temperatura do planeta e as mudanças climáticas; a transição energética justa, por meio de tecnologias e investimentos acessíveis aos países emergentes; os compromissos assumidos pelo Brasil na COP 28; as tecnologias de fontes renováveis e limpas que dominamos; as vantagens do Brasil para produzir desenvolvimento sustentável e com inclusão social; a transição energética com o desenvolvimento regional brasileiro e a economia descarbonizada.
Série de debates
Em meados de dezembro, ocorreu o primeiro da série de seminários temáticos sobre “Neoindustrialização em novas bases e apoio à inovação nas empresas”. Os resultados dos encontros servirão de subsídio para a 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CNCTI), que vai ocorrer em junho de 2024, com o tema “Ciência, Tecnologia e Inovação para um Brasil Justo, Sustentável e Desenvolvido”.
A CNCTI terá como objetivos analisar os programas e planos de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) no período 2016-2023 e seus resultados de forma a propor recomendações para a elaboração da Estratégia Nacional de CT&I (ENCTI) para 2024-2030.
A primeira edição da série de seminários produziu algumas recomendações para serem debatidas na 5ª CNCTI. Entre elas estão: um mapeamento de toda a cadeia de pesquisa e produção de novos fármacos, de modo a promover uma atuação integrada sobre todo o processo; o financiamento de uma infraestrutura para pesquisa de última geração, para tornar o salto tecnológico uma realidade; contemplar a alternativa das compras públicas para produtos e processos na área de saúde; e capacitar mão de obra adequada à tecnologia implantada na produção de fármacos.
As inscrições para participação devem ser feitas pelo email: [email protected].
Fonte: BdF Rio de Janeiro
Edição: Mariana Pitasse