O diretório municipal do PT em São Paulo (SP) confirmou nesta quinta-feira (18) que o ato de filiação da ex-prefeita Marta Suplicy ao partido acontecerá no próximo dia 2 de fevereiro, uma sexta-feira. O deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP) estará presente, conforme informou a assessoria dele ao Brasil de Fato. Um acordo entre os partidos confirmou que Boulos será candidato à prefeitura da capital paulista com Marta indicada a vice na chapa.
Ainda não está confirmado o local onde acontecerá o ato de filiação, e algumas opções estão à mesa. A presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é aguardada, mas ainda não foi confirmada oficialmente. Foi Lula quem convidou Marta a retornar ao PT, partido do qual se desfiliou em 2015, e a compor a chapa com o psolista.
Marta era secretária de Relações Internacionais da prefeitura de São Paulo, atualmente comandada por Ricardo Nunes (MDB), e deixou o cargo ao aceitar compor a chapa. Nunes será candidato à reeleição e, segundo as primeiras pesquisas divulgadas, ele e Boulos concentram a maioria das intenções de voto.
A chapa de Boulos e Marta é fruto de acordo celebrado em 2022 entre PT e PSOL. Na ocasião, Boulos retirou a candidatura ao governo de São Paulo para apoiar Fernando Haddad em troca de apoio petista na campanha à prefeitura da capital paulista.
O retorno de Marta enfrenta resistência dentro do PT. Após deixar o partido pelo qual comandou a prefeitura de São Paulo, ela apoiou o golpe contra a presidenta Dilma Rousseff em 2016. Na época, ela era senadora – tendo sido eleita pelo próprio PT – e votou favoravelmente ao processo de impeachment.
Edição: Matheus Alves de Almeida