parceiros

'Brasil é prioridade da diplomacia chinesa', declara chanceler de Pequim a Lula

Presidente do Brasil reiterou que país reconhece existência de 'uma só China', referindo-se à integração de Taiwan

|
Mandatário brasileiro recebeu representante chinês na Base Aérea de Fortaleza, no Ceará - Ricardo Stuckert/ PR

Em reunião, nesta sexta-feira (19), com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, declarou que "o Brasil é uma prioridade da diplomacia chinesa".

O mandatário brasileiro recebeu o representante chinês na Base Aérea de Fortaleza (CE), em uma reunião que discutiu parcerias no setor de energias renováveis.

O chanceler viajou ao Brasil para preparar a futura visita de Estado do presidente chinês, Xi Jinping, que deve ocorrer perto da próxima cúpula de líderes do G20, em novembro, no Rio de Janeiro.

"O ministro trouxe os cumprimentos do presidente Xi Jinping, e a reunião expressou o desejo mútuo de manutenção e desenvolvimento da forte relação e amizade entre Brasil e China", diz um comunicado do Palácio do Planalto.

"Na ocasião, Lula reafirmou a posição brasileira de reconhecimento da existência de 'uma só China'", acrescenta a nota, indiretamente falando sobre a questão de Taiwan e sua reintegração ao território chinês. 

Segundo o governo brasileiro, Lula e Wang Yi "falaram também sobre a atual conjuntura internacional, trataram da crescente parceria entre Brasil e China no setor de energias renováveis e discutiram projetos e ações conjuntas na África".

(*) Com Ansa