A população da região metropolitana do Rio de Janeiro (RJ) atingida pelas enchentes do final de semana passado pode participar do mutirão de atendimento do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RJ) para tirar a segunda via da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A ação, que começou às 8h deste sábado (20), termina entre 12h e 14h, conforme o funcionamento de cada um dos postos.
De acordo com o órgão, os cidadãos que perderam suas CNHs nas chuvas serão atendidos gratuitamente, sem a necessidade de agendamento, em oito postos de habilitação na Baixada Fluminense localizados nos municípios de Belford Roxo, São João de Meriti, Nilópolis, Nova Iguaçu, Queimados, Japeri, Mesquita e Magé.
Outros mutirões
Além da Baixada Fluminense, haverá mutirão para emissão de CNHs, neste sábado, em municípios que registraram alta demanda nos últimos dias. São eles: Cordeiro, Itaocara, Valença, Areal, Miracema e Rio das Ostras. Nestas seis cidades, todos os serviços precisarão ser agendados pelo site do Detran-RJ ou pelos telefones, e não haverá o benefício da gratuidade para a emissão da segunda via.
De acordo com o órgão, o atendimento vai ocorrer até meio-dia deste sábado nos oito postos da Baixada e nos seis dos municípios do interior, exceto no caso de Nova Iguaçu, onde o atendimento ocorrerá de 10h às 14h. Para obter a gratuidade na emissão da segunda via da CNH, os usuários que perderam os documentos durante as fortes chuvas deverão preencher uma declaração de hipossuficiência, cujo modelo está sendo enviado em anexo. Os endereços dos postos podem ser encontrados no site do Detran-RJ, na aba habilitação, consultas, listas de postos.
O Detran-RJ informa que o atendimento será por ordem de chegada e a gratuidade será oferecida apenas para a emissão da segunda via da CNH. Para os demais serviços, como renovação de CNH, primeira habilitação, adição ou mudança de categoria, troca de Permissão para Dirigir, entre outros será necessário pagar a taxa correspondente e fazer o agendamento pelo site do Detran ou pelo Teleatendimento (21 3460-4040, 3460-4041 e 3460-4042).
Fonte: BdF Rio de Janeiro
Edição: Jaqueline Deister