Três pessoas morreram no estado de São Paulo em decorrência das fortes chuvas registradas nas últimas 24 horas, segundo a Defesa Civil.
As mortes foram registradas em Sorocaba e em Limeira, no interior. Na primeira cidade, a vítima era uma mulher de 74 anos, que ficou presa em seu carro e foi arrastada pela força da água. Em Limeira, as vítimas eram mãe e filha, com 70 e 35 anos, respectivamente. As duas também acabaram presas no próprio veículo.
No total, 11 municípios do estado foram atingidos pelas tempestades, que ocasionaram 179 quedas de árvores e o desalojamento de 28 pessoas.
Na capital, segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) do Estado de São Paulo, foram contabilizados até esta madrugada, 24 pontos de alagamentos.
A chuva foi mais intensa em áreas da zona leste. A região da Penha, por exemplo, teve um acumulado de quase 100 mm em 24 horas. Segundo o CGE, em apenas 1 hora choveu 46,8 mm nessa área.
Chuva continua
A Defesa Civil informou também que as chuvas devem ser mais fortes neste sábado (20) e alerta para risco de enchentes, deslizamentos e quedas de árvores. O órgão alerta para a população evitar áreas arborizadas e, em casos de queda de raios, procurar abrigos em edificações.
Os temporais devem atingir com mais intensidade a Baixada Santista, o Litoral Norte, o Vale do Paraíba e a Grande São Paulo.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as chuvas volumosas deste fim de semana são provocadas "pelo aumento da convergência de umidade na camada média/baixa da atmosfera sobre o leste da Região Sudeste devido à intensificação de uma área de baixa pressão, que vai dar origem a uma frente fria sobre o Oceano Atlântico".
Além de São Paulo, regiões de Minas Gerais e do Rio de Janeiro também devem sofrer com as tempestades neste sábado e domingo (21), de acordo com o órgão.
Em casos de emergência, contate a Defesa Civil pelo telefone 199, a Polícia Militar pelo 190, ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.
Edição: Geisa Marques