Desde a abertura de um ponto no Palácio Pedro Ernesto para recolher donativos para as vítimas das chuvas do fim de semana dos dias 14 e 15 de janeiro, a Câmara do Rio já recebeu mais de 150 cestas básicas, 350 litros de água mineral, 250 kits de higiene, além de mais de 300 kg de alimentos não perecíveis avulsos e roupas variadas, como toalhas, lençóis e itens de vestimenta pessoal.
No total, os alimentos somam mais de 2,8 toneladas. Na terça-feira (23), todo o material será entregue ao Voz das Comunidades, que fará a distribuição a comunidades afetadas pelos temporais.
A região metropolitana do Rio foi atingida por fortes chuvas no último fim de semana, principalmente a Zona Norte do Rio e a Baixada Fluminense. Segundo o governo do estado, 12 pessoas morreram. Rios transbordaram e invadiram residências, causando estragos e prejuízos.
As fortes chuvas trouxeram novamente para o debate político o tema do racismo ambiental. O termo repercutiu e foi bastante procurado na internet após ser usado pela ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, em declaração na rede social X sobre o temporal que atingiu seu estado de origem.
Fonte: BdF Rio de Janeiro
Edição: Mariana Pitasse