Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • TV BdF
  • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • I
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Opinião
  • DOC BDF
No Result
View All Result
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
No Result
View All Result
Brasil de Fato
Início Direitos Direitos Humanos

mudança

IBGE reassume denominação de ‘favelas’ e exclui os ‘aglomerados subnormais’

Questão era “demanda represada” da sociedade e está ligada à reivindicação histórica de reconhecimento, diz IBGE

24.jan.2024 às 15h09
Redação

O Complexo do Alemão é composto por 15 favelas e concentra uma população de mais de 58 mil habitantes - Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

O IBGE decidiu assumir o termo “favelas e comunidades urbanas” para se referir a esses locais em seus estudos e pesquisas. Desde 1991, o instituto usava a denominação “aglomerados subnormais”. Segundo o IBGE, a alteração, anunciada nesta terça-feira (23), foi “discutida amplamente pelo instituto com movimentos populares, comunidade acadêmica e diversos órgãos governamentais”.

Dessa forma, o IBGE lembra que vai retomar o termo “favela”, utilizado desde 1950, junto com “comunidades urbanas”, daqui em diante. “Não houve alteração no conteúdo dos critérios que estruturam a identificação e o mapeamento dessas áreas e que orientaram a coleta do Censo Demográfico 2022. Trata-se da adoção de um novo nome e da reescrita dos critérios, refletindo uma nova abordagem do instituto sobre o tema.”

Direitos constitucionais

Assim, a divulgação dos resultados do Censo, no segundo semestre, será feita de acordo com os critérios usados para identificação e coleta. “A nova nomenclatura foi escolhida a partir de estudos técnicos e de consultas a diversos segmentos sociais, visando garantir que a divulgação dos resultados seja realizada a partir da perspectiva dos direitos constitucionais fundamentais da população à cidade”, diz Cayo de Oliveira Franco, coordenador de Geografia da Diretoria de Geociências do IBGE.

O instituto cita projeção da ONU-Habitat 2022, que estima em 1 bilhão o número de pessoas morando atualmente em favelas e assentamentos informais pelo mundo. “Esse número pode estar subestimado, frente às dificuldades de captação dos dados em diversos países e à dinamicidade de formação e dispersão desses territórios.” Em 2021, 56% da população do planeta vivia em áreas urbanas. Esse total deve atingir 68% em 2050.

Movimentos populares

O IBGE também cita o Encontro Nacional de Produção, Análise e Disseminação de Informações sobre as Favelas e Comunidades Urbanas do Brasil, realizado em Brasília, em setembro. Ali se discutiu a “urgência da alteração da nomenclatura aglomerado subnormal, constituindo-se como uma demanda represada da sociedade nos últimos anos. E o termo “favela” teve aceitação unânime, “estando vinculado à reivindicação histórica por reconhecimento e identidade de movimentos populares”. Internacionalmente, os indicadores sobre o tema também se associam aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs).

Além disso, o uso da expressão “aglomerado subnormal” carregava problemas. “Entre os fundamentos legais para a mudança está o direto à moradia, considerado um direito humano fundamental desde a Declaração Universal de 1948 e previsto no Art. 6º da Constituição Federal de 1988. Consequentemente, está a previsão de que as pessoas podem mobilizar os meios disponíveis para viabilizá-lo, inclusive a autoconstrução e a ocupação dos espaços da cidade a fim de concretizar sua função social.”

Número cresce

No Censo 2000, foram contadas 6.535.634 pessoas morando em 1.662.868 domicílios em “aglomerados subnormais”. Em 2010, esses números subiram para 11.431.619 e 3.229.434, respectivamente.

“O IBGE está analisando, para a publicação dos resultados do Censo Demográfico 2022, a comparabilidade com os resultados de 2010, identificando os territórios que já existiam e não foram identificados, naquele ano, bem como os territórios que sofreram expansão ou remoção”, informa o instituto.

Artigo original publicado em Rede Brasil Atual.

Tags: direitos sociais e econômicos
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

Justiça

STF tem maioria para restringir decisão da Câmara sobre Ramagem por tentativa de golpe

COMIDA DE VERDADE

Agricultura familiar é essencial na construção de uma alimentação escolar saudável

Invasão ao CNJ

Moraes vota a favor da condenação de Carla Zambelli a 10 anos de prisão

PODCAST DE FATO

A defesa do Estado é uma pauta feminista, afirma Manuela D’Ávila

2º semestre

UnDF oferta 740 vagas gratuitas em 17 cursos; inscrições vão até 18 de maio

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

No Result
View All Result
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Radioagência
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.