A delação premiada de Ronnie Lessa, acusado de fazer os disparos que assassinaram Marielle Franco e seu motorista, Anderson Gomes, aponta o conselheiro do Tribunal de Contas do Rio de Janeiro Domingos Brazão como o mandante do crime, de acordo com reportagem do site Intercept Brasil.
Brazão foi acusado por Marcelo Freixo, que à época era deputado estadual pelo PSOL-RJ, por envolvimento com as milícias do Rio de Janeiro. Marielle Franco trabalhava como assessora de Freixo e teria entrado na mira de Brazão por vingança.
:: O que se sabe sobre a delação de Ronnie Lessa no caso Marielle Franco? ::
O conselheiro se diz injustiçado e levanta hipótese de que Lessa estaria utilizando seu nome para acobertar o verdadeiro mandante do crime. Por isso, a reação de Jair Bolsonaro (PL) e de seus seguidores, levantou suspeita. Bolsonaro chegou a comentar a delação, afirmando: "para mim, é um alívio".
Este é um dos destaques do Tempero da Notícia, programa produzido pelo Brasil de Fato, apresentado pelo jornalista Rodrigo Vianna.
Moro pode perder mandato?
O senador Sergio Moro (União Brasil-PR), ficou mais perto de ter seu mandato cassado no Paraná. Moro teria excedido os gastos eleitorais permitidos em sua campanha nas eleições de 2022 e é acusado de abuso de poder econômico.
Para acelerar o processo, o ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre Moraes, que também integra o Tribunal Superior Eleitoral (TSE ), deu ordem para que o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Paraná fizesse a substituição imediata de um dos magistrados que terminou mandato nesta semana, e concluísse o julgamento.
:: Postergação do julgamento que pode cassar Moro é "absolutamente inadmissível", diz Zeca Dirceu (PT) ::
Como a chapa toda seria cassada, uma nova eleição no Paraná deverá ser realizada. Entre os nomes que podem concorrer, são especulados a ex-primeira dama Michele Bolsonaro (PL), a presidenta do PT, Gleise Hoffman, Ricardo Barros, ex-ministro da Saúde, e o deputado federal pelo PT do Paraná Zeca Dirceu.
Panela de Pressão
Quem vai para a Panela de Pressão desta semana é o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden. Pressionado por grandes atos em solo estadunidense contra a guerra em Gaza, Biden pode perder apoio de setores mais progressistas no Partido Democrata.
E, muito provavelmente, terá que enfrentar o ex-presidente Donald Trump, em uma reedição da eleição presidencial de 2020. Trump ganhou as previas republicanas no segundo estado seguido, New Hampshire, e deve ser o indicado do Partido Republicano para a corrida eleitoral.
:: Trump vence prévias em New Hampshire e dificulta campanha da única rival no Partido Republicano ::
Apenas um candidato dos Republicanos segue na disputa com Trump, a ex-embaixadora dos EUA na ONU Nikki Haley. A próxima prévia será no estado da Carolina do Sul, onde Haley foi governadora.
É provável que ela se aproxime de Trump, mas analistas dão como certa a indicação do ex-presidente para à presidência.
Onde assistir
O Tempero da Notícia vai ao ar todas as sextas-feiras, às 20h, no canal do Brasil de Fato no YouTube e na TVT, canal 44.1 – sinal digital HD aberto na Grande São Paulo e canal 512 NET HD-ABC.
Moradores do estado de São Paulo podem acompanhar o programa pela Rádio Brasil Atual (98,9 FM na Capital Paulista e 93,3 FM na Baixada Santista), nos mesmos horários.
As edições também estão disponíveis nas plataformas de podcasts e podem ser escutadas no Deezer, Spotify, Google Podcasts, Itunes e Pocket Casts.
Edição: José Eduardo Bernardes