mais chuva

Inmet emite aviso de perigo para tempestade no Rio de Janeiro nesta quinta-feira (1º)

Temporais com raios e ventania podem atingir Região Metropolitana, Baixada e Sul Fluminense a partir da tarde

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
alagamento chuva rio de janeiro rj
Forte chuva já causou transtornos na capital e na Baixada Fluminense na última quarta-feira (31); semana continuará chuvosa - Foto: Tomaz Silva/ Agência Brasil

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso de grande perigo para tempestade no Rio de Janeiro a partir da tarde desta quinta-feira (1º). A previsão informa que temporais com raios e ventania podem atingir a Região Metropolitana, a Baixada e o Sul Fluminense.

O alerta considera que o volume de chuva pode ser superior a 60 mm/h ou maior que 100 mm/dia, com potencial risco de transtornos como alagamentos, queda de árvores e corte de energia elétrica.

A sexta (2) continuará com tempo instável devido a atuação de um canal de umidade na região Sudeste, com pancadas de chuva a qualquer hora do dia. A chuva diminui no final de semana e acontece de forma fraca e isolada. O sol deve aparecer entre nuvens no domingo (4) e a temperatura pode chegar a 33°C na capital, segundo o Alerta Rio.

Temporal

O município do Rio e a Baixada Fluminense sofreram com impactos de fortes pancadas de chuva na última quarta-feira (31). A região do Grande Méier, na Zona Norte, teve o maior acumulado de chuva (54,6 mm) em uma hora. A Defesa Civil Municipal recebeu 21 chamados.

Um vídeo gravado próximo à estação de trem do Méier mostra veículos ilhados em um bolsão d'água na via. O trecho da Rua 24 de Maio precisou ser interditado para desobstrução nas caixas de ralo.

Nesta sexta (1º), a Prefeitura do Rio informou que a cidade continua no segundo estágio de alerta, em uma escala de cinco, que significa que há riscos de ocorrências de impacto. Em caso de situação de perigo acione a Defesa Civil (telefone 199) e o Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Fonte: BdF Rio de Janeiro

Edição: Clívia Mesquita