O debate eleitoral começou 2024 fervendo em Curitiba.
Embora muitos analistas reivindiquem que o debate programático ainda não entrou em cena – qual é a Curitiba e as cidades que queremos? -, já a discussão em torno dos nomes e sobre uma composição, ampla ou apenas de esquerda, monopolizam os debates no interior de PT, Psol, PDT e PC do B.
Uma fonte do BDF PR aponta que um novo nome tem surgido nos corredores, entre militantes experientes e quadros de peso do PT. André Machado é aventado como possível vice de Ducci, como uma forma de “acalmar” a pressão e as críticas à composição com o pessebista.
Machado é ex-presidente municipal do PT Curitiba, bancário, e atualmente está na secretaria executiva do Banco do Brasil. Reside no momento em Brasília.
Agradar todos os campos do partido sempre foi um pouco o seu perfil. Machado sempre transitou bem entre todas as alas do partido. Sua juventude e debate qualificado agradam também militantes independentes e correntes menores do partido. Um nome respeitado internamente.
Em 2012 e em 2016, Machado foi candidato a vereador, com uma campanha bastante programática, abordando principalmente o tema do transporte e cultura. A movimentação até então é de sondagens, mas não há nenhuma decisão de Machado até agora sobre a possibilidade, ele afirma para a reportagem.
Apesar do “fator vice” entrar forte nos debates, outros nomes do PT, como Carol Dartora e Zeca Dirceu seguem debatendo pela candidatura própria. Assim como Goura, no PDT. E o Psol vem firmando o nome de Andrea Caldas como candidata própria.