A Polícia Federal bateu na porta de Carlos Bolsonaro. A operação de busca e apreensão nas casas do vereador na capital Rio de Janeiro e em Angra dos Reis, faz parte das investigações sobre uma Abin (Agência Brasileira de Inteligência) paralela, comandada pelo filho do ex-presidente, que espionava opositores e aliados durante a gestão de Jair Bolsonaro.
Bolsonaro, inclusive, estava na casa de Angra dos Reis no momento da operação e saiu de barco com os filhos. Segundo o ex-presidente, ele e os filhos foram pescar em uma segunda-feira de manhã.
Um dos jetskis não voltou para casa, o que levanta dúvidas se o veículo estava com algum material que foi escondido pelo clã Bolsonaro. Outro movimento que levanta suspeita é uma live feita um dia antes por Bolsonaro, alertando que a família enfrentaria momentos difíceis.
Este é um dos destaques do Tempero da Notícia, programa produzido pelo Brasil de Fato, apresentado pelo jornalista Rodrigo Vianna.
Militares envolvidos?
Durante a operação, a Polícia Federal encontrou equipamentos da Abin na casa do então diretor da Agência, Alexandre Ramagem, e também na casa de um militar, em Salvador.
Outro militar que pode ter envolvimento direto com as operações de espionagem é o general Heleno, ex-ministro do Gabinete de Segurança de Bolsonaro. Heleno foi convocado para depor pela PF, mas desde a operação permanece escondido.
Os militares também são cobrados, neste momento, por uma suposta omissão no atendimento logístico aos Yanomamis, em um momento de extrema crise humanitária do povo indígena.
Associações de funcionários do Ibama e da Funai lançaram uma carta cobrando explicações sobre a recusa das Forças Armadas em apoiar com aeronaves e embarcações o esforço do governo federal para salvar os Yanomami da fome, da doença e das ações de madeireiros e garimpeiros.
Cafezinho
O Cafezinho desta semana vai para Ricardo Capelli, ex-secretário executivo do ministério da Justiça. O número dois de Flavio Dino teve papel central na tentativa de golpe do dia 8 de Janeiro.
Comandou as tropas da PM e enfrentou insubordinação do Exército, que se recusava a entregar golpistas que acampavam em frente ao quartel general do Distrito Federal.
Capelli foi nomeado interventor da segurança pública no DF e com a saída de Dino para o STF, chegou a ser cogitado para comandar a pasta da Justiça, mas perdeu a vaga para Ricardo Lewandovski.
Se tornou um quadro importante do governo e agora foi nomeado para a presidência da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial, que terá papel importantíssimo na implementação do processo de reindustrialização do país.
Onde assistir
O Tempero da Notícia vai ao ar todas as sextas-feiras, às 20h, no canal do Brasil de Fato no YouTube e na TVT, canal 44.1 – sinal digital HD aberto na Grande São Paulo e canal 512 NET HD-ABC.
Moradores do estado de São Paulo podem acompanhar o programa pela Rádio Brasil Atual (98,9 FM na Capital Paulista e 93,3 FM na Baixada Santista), nos mesmos horários.
As edições também estão disponíveis nas plataformas de podcasts e podem ser escutadas no Deezer, Spotify, Google Podcasts, Itunes e Pocket Casts.
Edição: José Eduardo Bernardes