festa já começou

Recife e Olinda receberão milhões de foliões para blocos e centenas de shows: veja programação

Blocos e shows vão arrastar multidões nas duas cidades pernambucanas

Brasil de Fato | Recife (PE) |
Galo da Madrugada já está à espera dos foliões no Recife - Anderson Maia / Divulgação

O carnaval do Recife já começou. Uma série de eventos nesta quinta-feira (2) marcou oficialmente o primeiro dia de festa, e ainda tem muita coisa para acontecer nos próximos dias, tanto na cidade como em Olinda. Entre os destaques, alguns dos blocos mais tradicionais do carnaval do país.

Na capital pernambucana, o Galo da Madrugada, que sai no sábado (10), às 9h promete arrastar 2,5 milhões de pessoas com uma homenagem a Reginaldo Rossi. Este ano, a tradicional escultura tem como tema a defesa da paz. Quem passa pela ponte Duarte Coelho já pode ver a o Galo Gigante da Paz, que tem 28 metros de altura e oito toneladas

Cerca de trinta trios elétricos vão garantir muita música para os foliões. Entre os nomes confirmados estão Elba Ramalho, Otto, Vanessa da Mata, Almério e Gaby Amarantos. A participação no bloco é gratuita – apesar de haver camarotes pagos pelo circuito. Este é o 45º desfile daquele que se apresenta como o maior bloco de carnaval do mundo.

Shows

Ainda na noite desta quinta-feira (8), a praça do Marco Zero, centro da capital pernambucana, recebe grandes shows, incluindo Gilberto Gil (que deve subir ao palco às 23h40) e Raphaela Santos, a Rapha Favorita, fenômeno do brega em Pernambuco.

A programação oficial continua durante todo o carnaval, com centenas de shows de artistas locais e de alcance nacional em 49 polos espalhados pela cidade. Entre as atrações, nomes como Alceu Valença, Geraldo Azevedo, Ludmilla, Mart'nália, Thiaguinho, Fafá de Belém, Mombojó e Jorge Aragão. Confira a lista completa de atrações dos polos clicando aqui.

Olinda

As ladeiras de Olinda vão receber, mais uma vez, o tradicional Homem da Meia Noite. O bloco, que sai à 0h de sábado para domingo, vai homenagear os povos originários, com o tema "Terra Indígena". 

O carnaval de Olinda também teve início oficial nesta quinta (8), e as atividades seguem até a quarta-feira de cinzas, quando sai às ruas outro bloco que é referência no carnaval da cidade, o Bacalhau do Batata. Até lá, centenas de blocos vão subir e descer as ladeiras.

Além disso, a cidade terá mais de 150 shows em oito polos. Assim como a vizinha Recife, Olinda receberá grandes nomes da música nacional, como Fundo de Quintal, Nação Zumbi, Mart'nália, Pitty, Otto e Raphaela Santos.

Edição: Rodrigo Durão Coelho