golpe de estado

Presidente do PT do Paraná pede revogação de título de cidadão honorário concedido a Jair Bolsonaro

Arilsno Chiorato diz que honraria a Bolsonaro é "humilhação" para a população do Paraná

Brasil de Fato | Curitiba (PR) |
Deputado do Paraná pede a revogação de título de cidadão honorário do Paraná concedido a Jair Bolsonaro em dezembro de 2023 - Alejandro Pagni/AFP

O deputado estadual Arilson Chiorato, presidente do PT no Paraná, protocolou, na última sexta (9), projeto de lei que pede a revogação do título de cidadão honorário do Paraná concedido a Jair Bolsonaro (PL). A honraria foi entregue ao ex-presidente no dia 15 de dezembro.

À época, a bancada de oposição na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) já apontava que Bolsonaro não cumpria os requisitos para obtenção do título, como, por exemplo, contribuição ao desenvolvimento das ciências, letras e cultura, biografia com registro de postura ética ilibada e respeito à democracia e às instituições.

"Agora, a operação da Polícia Federal (PF), com vídeos e tanta prova robusta, ficou claro que pelo menos dois deles não foram cumpridos: biografia ilibada e postura ética e respeito à democracia e às instituições. O povo paranaense não pode passar por tamanha humilhação", destacou Chiorato.

O projeto do deputado pede ainda que haja a devolução formal do documento da honraria concedida a Bolsonaro. 

Contexto

Uma operação da PF deflagrada na última quinta-feira (7) investiga uma organização criminosa que teria atuado na tentativa de golpe de Estado e abolição do Estado Democrático de Direito, a fim de manter no poder o então presidente Jair Bolsonaro.

Em nota ao O Globo, a defesa de Bolsonaro nega qualquer participação em uma tentativa de golpe de Estado. "Quaisquer divagações a esse respeito não refletem a expressão da verdade". 


Projeto do deputado Arlindo Chiorato ainda pede que haja a devolução formal do documento da honraria concedida a Bolsonaro / Foto: Alep

 

 

Fonte: BdF Paraná

Edição: Lia Bianchini