Ouça e Assista

Tempero da Notícia: nas ruas e na avenida, carnaval mantém polarização política no Brasil

Programa com o jornalista Rodrigo Vianna traz comentários sobre os principais acontecimentos políticos desta semana

Rodrigo Vianna é jornalista desde 1990. Durante sua trajetória, já passou pela Folha de S. Paulo, TV Cultura, Globo e Record - Willians Campos/ Brasil de Fato

O carnaval levou multidões para as ruas do Brasil. E como era de se esperar, a política também deu o tom dos foliões na última semana. Junto às famosas marchinhas e aos hits de sucesso do verão brasileiro, quem brincou nas ruas e nas avenidas fez questão de criticar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Além das críticas ao ex-presidente nas ruas, as escolas de samba do Rio de Janeiro e de São Paulo trouxeram enredos altamente politizados, com importantes mensagens. No Rio, o Salgueiro fez uma bonita homenagem ao povo Yanomami e a Viradouro, campeã do Carnaval, exaltou a força das mulheres negras.

Em São Paulo, a Vai Vai fez uma homenagem ao hip hop nacional. Em uma das alas, fez críticas à Polícia Militar de São Paulo. Militares e até o governador do Estado, Tarcísio de Freitas (Republicanos), se indignaram com a escola, que não conseguiu o título. Neste ano, a campeã foi novamente a Mocidade.

:: Após retratar repressão policial, Vai-Vai reage a críticas e lembra 'altíssima mortalidade da população preta' ::

Este é um dos destaques do Tempero da Notícia, programa produzido pelo Brasil de Fato, apresentado pelo jornalista Rodrigo Vianna.

Bolsonaro tenta mostrar força

Enquanto recebe fortes críticas da população, Bolsonaro tenta mostrar força ao convocar uma manifestação na Avenida Paulista, em São Paulo, no próximo dia 25 de fevereiro. O evento tem sido descrito pelo ex-presidente como pacífico e deve ter grande adesão da base bolsonarista.

:: Torcidas negam ato no mesmo dia de manifestação convocada por Bolsonaro ::

A tentativa do ex-presidente, já que não deverá mudar o curso das investigações que são conduzidas contra ele pelo Supremo Tribunal Federal, é mostrar que ele ainda tem apoio popular.

No clima para a manifestação, Bolsonaro chegou a postar uma foto antiga, com seu pai, segurando um peixe. A foto foi vista como uma mensagem a possíveis deserções de sua base, enfraquecida desde as operações da Polícia Federal contra ele, sua família e o núcleo militar que o cercava.

Panela de Pressão

Quem vai para a Panela de Pressão nesta semana é o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski. Há poucos dias no cargo, o ministro precisa administrar uma das maiores crises de segurança da história do país.

:: Presídios federais terão reconhecimento facial e muralhas ::

Na última semana, dois presos de uma detenção de segurança máxima em Mossoró, no Rio Grande do Norte, escaparam. Os dois integram a facção Comando Vermelho. 

Para além da violência instalada no país, essa é a primeira fuga de um presídio de segurança máxima no país desde a criação deste modelo prisional, em 2006.

Sobremesa

A Sobremesa da semana é um filme que está nos cinemas, o drama francês Anatomia de uma Queda. A história narra a investigação em torno da morte de um homem em um chalé, nos alpes franceses.

São diversas as camadas reunidas na película. Para além da história que traz dramas familiares e o já tradicional gênero de filmes de tribunais, o filme também tem atuações primorosas de atores e do cachorro da família, que é um importante personagem da trama. 

Anatomia de uma Queda concorre ao Oscar de melhor filme e é daqueles que te deixam com mais dúvidas do que certezas no seu final.

Onde assistir

Tempero da Notícia vai ao ar todas as sextas-feiras, às 20h, no canal do Brasil de Fato no YouTube e na TVT, canal 44.1 – sinal digital HD aberto na Grande São Paulo e canal 512 NET HD-ABC.

Moradores do estado de São Paulo podem acompanhar o programa pela Rádio Brasil Atual (98,9 FM na Capital Paulista e 93,3 FM na Baixada Santista), nos mesmos horários.

As edições também estão disponíveis nas plataformas de podcasts e podem ser escutadas no DeezerSpotifyGoogle PodcastsItunes e Pocket Casts.

Edição: José Eduardo Bernardes