Coloca o fone

Ondas de ódio: podcast analisa o papel da mídia no avanço da extrema direita

Episódios tratam da histórica convergência de valores e interesses entre políticos e donos de emissoras

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
O podcast não se restringe aos fatos recentes que culminaram em mais uma tentativa de golpe - Paulo Lopes/AFP

Discurso de ódio, avanço da extrema direita e papel da mídia. A série de podcast “Ondas de ódio”, produzido pela ONG Criar Brasil, pretende aprofundar a discussão sobre o papel da televisão na ascensão da extrema direita e na normalização do discurso de ódio no país. Para além do inegável protagonismo das redes sociais, a série busca compreender como o meio de comunicação mais popular do país contribuiu para a crise atual da nossa democracia. 

Os episódios tratam da histórica convergência de valores e interesses entre políticos e donos de emissoras, programas jornalísticos populares e de entretenimento, apresentadores e comentaristas da TV aberta. Segundo os idealizadores, o podcast não se restringe aos fatos recentes que culminaram em mais uma tentativa de golpe.

"A série é fruto de uma pesquisa acadêmica que propõe uma viagem no tempo, abordando desde as raízes clientelistas do sistema midiático brasileiro até o processo de formação da sociedade brasileira, marcado por desigualdades e violências estruturantes, para desvendar os entrelaçamentos atuais entre discurso de ódio, mídia e política", diz a nota de divulgação. 

A presença do ex-presidente Jair Bolsonaro em programas como SuperPop, CQC, Ratinho e Alerta Nacional e o papel de diferentes emissoras para a ascensão do político e sua manutenção no poder estão em pauta nos três episódios já disponíveis. 

A produção apresenta os primeiros resultados da pesquisa de doutorado "Discurso de ódio na TV: a legitimação da retórica bolsonarista através do ataque à dignidade humana, às instituições e à democracia", desenvolvida no Programa de Pós-graduação da Escola de Comunicação da UFRJ por Rosangela Fernandes, coordenadora do Criar Brasil, e coorientada pelo professor da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), João Paulo Malerba, ambos narradores, roteiristas e idealizadores dos episódios. 

Entre os entrevistados estão as professoras Suzy dos Santos, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e orientadora da pesquisa; Janaíne Aires, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Helena Martins, da Universidade Federal do Ceará (UFC), além do professor João Cezar de Castro Rocha, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). 

A série está disponível nas plataformas Spotify, SoundCloud, Deezer, Radiotube e Google Podcast e, com conteúdos adicionais em: www.criarbrasil.org.br/podcriar/ondasdeodio.

“Ondas de Ódio” é uma série original do PodCRIAR, podcasts do Criar Brasil, com apoio da Fundação Heinrich Böll e parceria com PEIC/UFRJ.
 

Fonte: BdF Rio de Janeiro

Edição: Jaqueline Deister