Ouça e Assista

Tempero da Notícia: declaração de Lula sobre Israel incendeia debate sobre o genocídio em Gaza

Programa com o jornalista Rodrigo Vianna traz comentários sobre os principais acontecimentos políticos desta semana

Rodrigo Vianna é jornalista desde 1990. Durante sua trajetória, já passou pela Folha de S. Paulo, TV Cultura, Globo e Record - Willians Campos

As declarações do presidente Lula (PT) relacionando o holocausto de judeus com o genocídio promovido por Israel contra palestinos incendiou o debate sobre o tema em todo o mundo.

A fala de Lula aconteceu durante sua viagem à Etiópia, em um evento da União Africana de Nações. O presidente não fez uma comparação numérica de mortes, mas indicou que os métodos adotados por Israel contra toda a população da Faixa de Gaza se assemelham aos utilizados por Hitler.

:: Em meio à crise diplomática entre Brasil e Israel, Blinken diz que reunião com Lula foi 'muito, muito boa' ::

Na mídia brasileira, as críticas foram intensas, já que boa parte delas defende as ações de Israel na Palestina.

Este é um dos destaques do Tempero da Notícia, programa produzido pelo Brasil de Fato, apresentado pelo jornalista Rodrigo Vianna.

Israel partiu para o ataque

O governo de Benjamin Netanyahu fez um espetáculo a partir da declaração de Lula. Além de ser declarado uma "persona non grata" em Israel, o equivalente a dizer que o presidente não é bem vindo na região, o Ministério das Relações Exteriores de Israel convocou o embaixador brasileiro e promoveu um ato de humilhação pública.

Em resposta, o Brasil chamou embaixador Fernando Meyer para um encontro em Brasília e também fez uma convocação ao embaixador israelense no Brasil.

:: Mauro Vieira condena 'linguagem chula e irresponsável' de Israel para atacar Lula ::

Na esteira das críticas a Lula, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, quis tirar uma "casquinha", ao dizer que Lula deveria se retratar sobre a declaração. Pacheco, no entanto, foi altamente criticado por parlamentares, entre eles Omar Aziz (PSD-AM), que é filho de palestinos e fez apontamentos contundentes à fala do presidente do Senado.

"Vossa excelência poderia tipificar o que está acontecendo lá, com a morte de 10 mil crianças e mulheres? E até agora, quantos terroristas do Hamas foram mortos ou presos pelo Estado de Israel?", apontou Aziz.

Panela de Pressão

Quem vai para a Panela de Pressão nesta semana é o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e os militares de seu entorno no Palácio do Planalto. Eles foram chamados a depor na Polícia Federal e escolheram ficaram em silêncio, ao contrário da postura pública de Bolsonaro, de enfrentamento à Justiça, em especial contra o ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes.

:: Ex-presidente Jair Bolsonaro se cala em depoimento à Polícia Federal ::

É direito de qualquer réu ficar em silêncio, mas as poucas palavras nos depoimentos – realizados todos no mesmo dia e horário – mostram que os investigados têm algo a esconder. Os únicos que decidiram falar foram o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, e o ex-ministro da Justiça do governo Bolsonaro, Anderson Torres.

Há muitas provas, delações e indícios variados que ligam os investigados à tentativa de articular um golpe antes das eleições presidenciais de 2022.

Indícios apontam que é possível que prisões estejam próximas de acontecer. O Exército, inclusive, preparou celas especiais onde generais podem, pela primeira vez na historia brasileira, cumprir prisão por atentar contra a democracia.

Cafezinho

O Cafezinho desta semana é dedicado ao ex-ministro da Justiça – e agora ministro do STF – Flávio Dino. Tem trajetória especial na vida política brasileira e além de deputado federal, Dino foi senador e governador pelo Maranhão.

:: Flávio Dino assume cadeira de Rosa Weber e STF volta a ter 11 ministros ::

Tem também carreira acadêmica, sendo professor e juiz federal. Agora, Dino se torna o terceiro ministro indicado por Lula à Suprema Corte e o sexto ministro indicado por presidentes petistas.

Entre os mais de 300 processos herdados da antecessora, Rosa Weber, Dino será relator de temas importantes, inclusive julgamentos que envolvem bolsonaristas e o próprio ex-presidente Jair Bolsonaro.

Onde assistir

Tempero da Notícia vai ao ar todas as sextas-feiras, às 20h, no canal do Brasil de Fato no YouTube e na TVT, canal 44.1 – sinal digital HD aberto na Grande São Paulo e canal 512 NET HD-ABC.

Moradores do estado de São Paulo podem acompanhar o programa pela Rádio Brasil Atual (98,9 FM na Capital Paulista e 93,3 FM na Baixada Santista), nos mesmos horários.

As edições também estão disponíveis nas plataformas de podcasts e podem ser escutadas no DeezerSpotifyGoogle PodcastsItunes e Pocket Casts.

Edição: José Eduardo Bernardes