A Rede Emancipa está com inscrições abertas para estudantes que queiram fazer um curso pré-universitário gratuito em Curitiba, e também para o voluntariado que queira atuar nas atividades do movimento.
Para voluntários, vai acontecer um encontro de formação sobre educação popular neste sábado, de de março, às 9h, no Instituto Democracia Popular (Rua Almirante Gonçalves, 2100, Rebouças, Curitiba).
Para estudantes, as aulas começam em março e acontecem aos sábados, das 9h às 17h30, no Colégio Estadual Protásio de Carvalho, na Cidade Industrial de Curitiba (CIC)
Rede Emancipa
Com o intuito de promover igualdade de oportunidades no acesso ao ensino superior, o movimento de educação popular luta para inserir estudantes de baixa renda nas universidades, principalmente públicas e nas faculdades particulares com bolsas de estudos. Embora seja voltado a secundaristas, qualquer pessoa que queira fazer o Enem ou prestar vestibulares pode participar.
A Rede Emancipa existe desde 2007 e tem quase 40 unidades, em mais de 20 cidades, em sete estados, em todas as regiões do país. A construção dos cursinhos populares acontece em espaços cedidos, principalmente em escolas públicas. Os cursinhos da rede não têm fins lucrativos e sua coordenação e organização são voluntárias.
A Rede Emancipa luta contra a lógica da educação bancária, que torna as faculdades e universidades privadas em espaço público e as universidades públicas em espaço privado. Por isso, o movimento está inserido em todas as frentes que batalham por uma educação pública, gratuita e de qualidade em todos os níveis, para todos e todas.
Coletivo
Além do suporte acadêmico, o cursinho também proporciona atividades complementares, como orientação vocacional, círculos de cultura, simulados e ações coletivas na comunidade.
O objetivo é envolver os estudantes na experiência de trabalhar em grupo, colaborar e construir o cursinho em seu cotidiano, elaborando eventos culturais e atuando junto a outros movimentos sociais.
Todos os estudantes também participam de um almoço coletivo organizado pela cozinha do movimento, em que voluntários e voluntárias arrecadam alimentos e preparam as refeições em conjunto.
Serviço
Mais informações: @redeemancipa.pr