Nos dias 1, 2 e 3 de março acontece o 1° Encontro Internacional de Muralismo, no Assentamento Belo Monte, em Eldorado do Sul (RS). Muralistas vindos de diferentes países de América Latina trocarão saberes e práticas sobre muralismo com artistas gaúchos.
A iniciativa é do muralista gaúcho Deivisom Lima em parceria com o Instituto Ataîru, instituição que promove a arte, a cultura e a educação nas comunidades rurais do município de Eldorado do Sul.
Fruto dessa parceria, foram realizadas no ano passado mais de 50 horas de oficinas de muralismo. Nas oficinas infantis foi realizado um mural na Biblioteca Ataîru. Já nas oficinas para jovens e adultos foi construído e pintado em madeira um mural de 5,40m x 2,50m e instalado na pracinha comunitária, no centrinho da agrovila.
Segundo Deivisom, também conhecido por DS Lima, o local escolhido é uma comunidade fruto da luta pela reforma agrária do Movimento de Trabalhadoras e Trabalhadores por Direitos (MTD), o Assentamento Belo Monte. “Rodeado de natureza, receberá os participantes e eles, com sua arte, ajudarão a embelezar a comunidade”, destaca.
O tema gerador, que será inspiração para os artistas, será a agroecologia, assunto de profunda relevância para a comunidade e para o município, onde há sete assentamentos da reforma agrária e numerosos empreendimentos relacionados à produção orgânica.
Ele conta que os pontos escolhidos, onde com diferentes técnicas serão realizados os murais, são a casinha da saúde, onde o médico atende os moradores um dia por semana, o galpão comunitário e a biblioteca.
“Esse encontro surge a partir de uma oficina de muralismo que a gente organizou no assentamento. Vimos que existem várias paredes que estão ociosas. Nós, como artistas populares, devemos ocupar esses espaços, assim como se ocupa a terra para produzir alimentos”, explica.
O encontro terá artistas do Brasil, Uruguai e Argentina. “Sentimos a necessidade de estar dialogando com outros países vizinhos. Queremos avançar na ideia do mural como ferramenta de transformação social.”
Nascido em São Pedro do Sul, Deivisom Lima é artista plástico, muralista e educador social. Esteve presente em encontros de muralismo na Argentina, Paraguay e Brasil. Participou de exposições com suas obras de gravuras, pinturas e desenhos em países como Argentina, México, Cuba, Venezuela e Brasil. Trabalha atualmente com projetos de arte e sustentabilidade na cidade de Porto Alegre. É membro do núcleo de pesquisa mural do Ateliê Um, setor de cultura do MST e coletivo de artes Cândido Portinari.
Artistas convidados
Alejandro Ruiz nasceu na Argentina, em 12 de maio de 1968, viveu e estudou no Uruguai e vive no Brasil desde 1990. É artista plástico, escultor e pintor, com Bacharelado em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) e pós-graduação de Arte no Campo, realizada na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Foi Secretário de Cultura da Cidade de Esteio (1997 a 2003), integrou o Conselho Estadual de Cultura (1999 a 2002) e atualmente é presidente da Associação de Artistas Ateliê Um.
Belle Foliatti (1999) é artista visual e tatuadora, bacharel em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Seu trabalho e pesquisa se concentram na representação de mulheres em retratos de medidas e grandes dimensões, em desenhos e murais. Trabalha com pintura e integra o Núcleo de Pesquisa e Produção mural (NPPM) da associação de artistas Ateliê Um.
Ariel Ramos é artista visual, com formação em diversos meios artísticos. Tem vasta experiência em murais com técnica de esgrafito.
Mariana Ferreira Tauchen (1997) vive e trabalha em Porto Alegre, Brasil. Dedica-se à pintura mural, à xilogravura, à serigrafia e ao desenho. O seu trabalho centra-se em questões relacionadas com o corpo feminino e retratos. Atualmente cursa o 9º semestre de Artes Visuais na Ufrgs.
Gustavo Baldovino nasceu nos arredores de Montevidéu em 20 de setembro de 1975. Artista plástico, muralista, professor de artes e operador social. Seu trabalho, tanto artístico quanto social, está fortemente ancorado em redes comunitárias. Desenvolveu trabalhos em diversos pontos do Uruguai e principalmente na capital Montevidéu, mas também tem direcionado seu trabalho para fora da capital com forte cunho de participação comunitária. e democratização da arte.
Bruma Rodriguez é bacharelada e licencianda em artes visuais (Ufrgs), atua como artista tatuadora. Dentro de suas ocupações desenvolve pinturas murais, de cavaletes e ilustrações figurativas que percorrem o universo visual latino-americano. Em 2023 coordenou a atividade de pintura mural na atividade de extensão Convivências (Ufrgs) na APAC.