Usando suas redes sociais, o cantor e compositor Chico Buarque de Holanda se manifestou sobre os ataques de Israel contra o povo palestino e reforçou, dessa forma, as críticas que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem feito aos israelenses.
"Quero me juntar às vozes que denunciam o genocídio de palestinos em Gaza", disse Chico Buarque, que postou a frase com a imagem de um ataque de Israel, na última quarta-feira (28), contra palestinos que se aglomeravam em uma fila para pegar comida.
Também nesta sexta-feira, Lula, que tem criticado o governo israelense, discursou durante a 8ª Cúpula de Chefes de Estado e Governo da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), e voltou a falar do sofrimento palestino.
"A tragédia humanitária em Gaza requer de todos nós a capacidade de dizer um basta para a punição coletiva que o governo de Israel impõe ao povo palestino. As pessoas estão morrendo na fila para obter comida. A indiferença da comunidade internacional é chocante", disse o presidente.
Ainda em seu discurso, Lula pediu que a Organização das Nações Unidas (ONU) intervenha na região. "O secretário-geral pode invocar o artigo 99 da Carta da ONU para levar a atenção do Conselho tema que ameaça a paz e a segurança internacional. Faço um apelo ao governo japonês, que assume a presidência do Conselho a partir de hoje, para que paute esse tema com toda a urgência. Peço aos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU que deixem de lados suas diferenças e ponham fim a essa matança."
Edição: Nicolau Soares