Antidemocrático

Escritor critica censura do governo Ratinho Jr. a livro que aborda temática racial

Secretaria de Educação do Paraná ordenou recolhimento de exemplares de “O avesso da pele”, de Jeferson Tenório

No audio source provided.
“Inaceitável uma atitude antidemocrática como essa em pleno 2024”, disse o escritor | Crédito: Reprodução

O escritor Jeferson Tenório chamou de "inaceitável" e "antidemocrática" a determinação do governo Ratinho Junior (PSD) de recolhimento de todos os exemplares de "O avesso da pele" disponíveis em escolas da rede estadual em Curitiba. O ofício expedido pelo Núcleo Regional de Educação de Curitiba (NRE Curitiba) ordena a devolução dos livros até sexta (8).

"São atos violentos e que remotam dias sombrios do regime militar. Inaceitável uma atitude antidemocrática como essa em pleno 2024. Não vamos aceitar qualquer tipo de censura", escreveu Tenório.

Sem detalhes, o ofício do NRE Curitiba afirma que a medida é necessária pois a obra escrita por Tenório passará por "análise pedagógica". Em nota ao Brasil de Fato Paraná, a Secretaria de Estado da Educação (Seed) informou que "está conduzindo uma revisão pedagógica abrangente dos materiais incluídos no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) literário, inclusive da obra O Avesso da Pele."

Na publicação em sua rede social, ilustrada com a circular do NRE Curitiba, Tenório também chamou de inconstitucional a atitude do governo do Paraná. "É importante lembrar que nenhuma autoridade, seja ela diretora, secretário, vereador, deputado, governador ou presidente tem o poder de mandar recolher materiais pedagógicos de uma escola. É uma atitude inconstitucional", disse o escritor. "Não se pode decidir o que os alunos devem ou não ler com uma canetada", complementou.

Ataques contra a obra

Recentemente, tentativas de censura ao livro ganharam repercussão nacional, após uma diretora de escola do Rio Grande do Sul (RS) fazer interpretações equivocadas sobre a obra e publicar na internet um pedido para que os exemplares fossem recolhidos.

Tenório já havia se manifestado sobre o caso no RS, afirmando que as fake news são estratégias de desinformação da extrema-direita, que não se incomoda com o racismo, a violência policial e a morte de pessoas negras.

A análise da obra e inclusão no Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) aconteceu ainda na gestão Bolsonaro. O programa compra e distribui obras didáticas e literárias para as escolas públicas de todo o país. Os livros passam por uma rigorosa avaliação de especialistas e cada escola decide quais os títulos deseja receber.

Editado por: Lia Bianchini
Grupos de Trabalho da APUFPR

|

Newsletter