Apesar de um mês de intensa campanha de vacinação, apenas 38% do publico alvo (crianças de 10 e 11 anos) receberam a 1ª dose da vacina contra a dengue no Distrito Federal. Mesmo com horários ampliados para aplicação na rede pública de saúde da capital, forte campanha antivacina tem prejudicado a imunização contra a doença, apesar da epidemia crescente.
“Aquele movimento que teve com relação à vacinação da covid impactou qualquer outro tipo de vacinação”, avaliou a coordenadora do Laboratório de Imunologia Celular da Universidade de Brasília (UnB), professora Anamélia Lorenzetti Bocca. “Nós estamos colhendo o impacto disso agora. Não só com essa vacina, mas com todas”, acrescentou a imunologista.
Segundo Anamélia, em geral, as vacinas precisam de 80 a 95% de cobertura para realmente terem eficácia. Além da dengue várias outros imunizantes não têm alcançado esses índices após a campanha antivacina da covid. “Em termos de transmissão da doença e de melhora de saúde pública esse índice [38%] é pífio e traz muito pouco ou nenhum ganho em termos de vacinação e pra proteção das pessoas que não podem se vacinar”, explicou a pesquisadora.
A professora da UnB lembrou que além do baixo índice de imunização do público-alvo, o DF ainda tem o vetor que está muito circulante, em todos os lugares, o que exige outras medidas contra a doença. “É preciso as pessoas se vacinarem para melhorar os sintomas das doenças, porque o que a gente está vendo são crianças que estão evoluindo para óbito”, advertiu Anamélia.
Vacinação no DF
O DF foi o primeiro a receber as doses de vacinas contra a dengue do Ministério da Saúde e no dia 9 de fevereiro iniciou uma campanha intensa de vacinação. Até o dia 9 de março 53.873 doses foram aplacadas, sendo 14076 para crianças de 10 anos e 13265 para as de 11. A Secretaria de Saúde do DF ampliou a vacinação para 12, 13 e 14 anos e já foram vacinadas 9.801 pessoas dessa faixa etária, o que representa cerca de 9% desse público.
Em nota, a Secretaria da Saúde do DF informou que “não tem medido esforços para a vacinação do público alvo contra a dengue”. A Pasta destacou que além dos chamamentos diários para que os responsáveis vacinem seus filhos, houve ampliação do número de Unidades Básicas de Saúde (UBSs) que realizam a imunização e outras tiveram seus horários de funcionamento estendido para atender à demanda.
Clique aqui para saber os locais e horários da vacinação.
:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::
Fonte: BdF Distrito Federal
Edição: Flávia Quirino