A União de Trabalhadores da Economia Popular (UTEP) realizará mobilizações em todo o país, nesta segunda-feira (18), juntamente com outras organizações sociais e sindicais. Essa ação acontece em resposta à falta de ação total do governo argentino diante da emergência alimentar e dos ajustes na economia popular.
Alejandro Gramajo, Secretário Geral da UTEP, explicou: “Existem milhões de famílias que não conseguem se alimentar uma vez ao dia. Estamos enfrentando uma crise humanitária em termos de alimentação, e o governo precisa rever sua decisão de desfinanciar os refeitórios e merendas. Além disso, eles também desfinanciaram as unidades produtivas da economia popular”.
Além disso, há o contínuo ataque e estigmatização aos trabalhadores da economia popular com os cortes no programa “Potenciar Trabajo”, que complementa o trabalho de milhões de pessoas excluídas do sistema formal. Ao mesmo tempo, encerraram as obras de integração socio-urbana, a única política nacional voltada para a urbanização de bairros populares.
“O governo decidiu desfinanciar as obras nos bairros populares, obras que permitem construir dignidade e melhorar a vida de milhões de famílias, proporcionando acesso à água potável, melhorias nas moradias e conexões de esgoto”, concluiu Gramajo.
As ações começaram às 10 horas da manhã em todos os acessos às principais cidades do país.