Como gerar um novo desenvolvimento para a Amazônia, que mantenha a floresta em pé, traga vida digna para suas populações e ao mesmo tempo ajude a reduzir as mudanças climáticas? Buscando respostas a essa pergunta, o Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (Idesam) acaba de lançar a série Em Clima de Amazônia, com vídeos para mostrar os impactos da mudança do clima na Amazônia. Os primeiros episódios já estão disponíveis – para assistir gratuitamente, clique aqui.
Entre os temas abordados estão as altas temperaturas, o aumento da seca, perdas de espécies, falta de comida, cortes de florestas e riscos à saúde. O Idesam ouviu especialistas climáticos e população ribeirinha da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Uatumã, nos municípios amazonenses de São Sebastião do Uatumã e Itapiranga. A produção tem apresentação dos influenciadores nortistas Vito e José Kaeté, conhecido como Zé na Rede.
"A forma como a gente pensou alguns dos conteúdos dessa série é que justamente a gente não fala claramente utilizando o termo mudanças climáticas. Mas a gente traz reflexões sobre o dia a dia das comunidades e como elas estão percebendo essa mudança climática no cotidiano. Assim conseguimos conectar e mostrar para as pessoas que essas mudanças estão acontecendo e não são isoladas", afirma Zé na Rede.
A série tem como norte os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Organizações das Nações Unidas (ONU), mais precisamente o ODS 13 – Combate às Mudanças Climáticas. Os vídeos apresentam iniciativas do instituto em prol da conservação da floresta. Cada episódio apresenta uma perspectiva específica, com análises de especialistas e pesquisadores e testemunhos das comunidades tradicionais da reserva.
"Queremos levar o conhecimento técnico que o Idesam tem a oferecer, mas também queremos mostrar esse sentimento, furar a bolha do técnico para partir para o olhar de quem vivencia a floresta, de quem é regido pelo ritmo das chuvas, de subida e descida dos rios, do verão amazônico. A ideia é essa, gerar informação através dessa perspectiva e alcançar novos espectadores", afirma a diretora executiva do Idesam, Paola Bleicker.
O conteúdo foi idealizado pela equipe do Idesam, coordenada por Paola Bleicker, Larissa Mahall e André Vianna. Os vídeos têm direção geral e de fotografia de Renato Stockler, ilustração de André Mogle. A produtora audiovisual é a Vem do Norte, agência genuinamente amazônida.
Edição: Nicolau Soares