O deputado federal Tadeu Veneri (PT) está em contato com as autoridades estaduais para que intervenham em relação às ameaças aos moradores da comunidade Nova Esperança, em Campo Magro, que, segundo relatos locais, estão sendo ameaçados por grupos de policiais, desde o assassinato do soldado Fadel, da Polícia Militar, cujo corpo foi encontrado na área de ocupação.
Nesta quinta-feira (4), Veneri esteve na área de ocupação e, de acordo com os relatos que ouviu, desde o início da semana, foram registrados uma série de violações de direitos. A primeira delas na noite de segunda-feira (1), registrada pela reportagem do BDF PR.
Desde então, segundo o deputado, casas estão sendo invadidas e pessoas ameaçadas e torturadas. A violência das ações foi comunicada por Veneri ao Ministério Público do Paraná e Secretaria Estadual de Segurança.
Veneri integra a Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados e vai apresentar a situação aos demais membros para que providências sejam tomadas se o governo estadual não agir para garantir a segurança dos moradores que estão sob ameaças.
Para Veneri, o caso não justifica agressões e ameaças contra moradores e pessoas comuns da área de ocupação.
"A comunidade não pode ser criminalizada coletivamente por uma morte que deveria ser investigada para identificar os autores. As famílias não podem pagar por uma morte que ainda não foi apurada", destacou o deputado, agregando que "Os moradores não estão impedindo nenhuma investigação e têm o maior interesse em que o assassinato seja esclarecido para que os responsáveis sejam punidos", afirmou em seu site.