No dia 3 de abril de 1917, Vladimir Lenin retornou do seu exílio para Petrogrado e, logo ao chegar, o líder da revolução russa elabora as famosas "Teses de Abril", que tinham três pilares centrais para direcionar o processo revolucionário: "Paz, Terra e Pão". As palavras de ordem apelavam pela saída da Rússia da Primeira Guerra Mundial, a implementação da reforma agrária e o fim da fome no país.
O Bem Viver na TV deste sábado (13) relembra esta história com uma reportagem especial do correspondente do Brasil de Fato na Rússia, Serguei Monin.
O movimento ficou marcado como importante impulso para derrubar o governo provisório e reunir os trabalhadores em direção a uma revolução socialista que determinou o rumo da história da Rússia e do mundo por todo o século 20.
No entanto, o eco da revolução e da importância de Lenin na Rússia de hoje é bastante silenciado na atual política. Segundo Alexander Reznik, historiador e professor da Universidade HSE de São Petersburgo, as elites políticas russas dão à história um caráter puramente instrumental. O processo revolucionário é marginalizado em detrimento da ideia de força do Estado, mais representada pelo período de Stalin, e os desdobramentos da Segunda Guerra Mundial.
"A ideia de que em algum momento na história uma massa popular determinou o seu próprio destino, que na Rússia houve um dos mais democráticos sistemas em determinado período de tempo, isso é muito impopular", explica Reznik.
Veja também...
O Bem Viver continua recuperando a memória dos 60 anos do golpe militar: do Memorial da Resistência, em São Paulo, a equipe de reportagem mostra uma exposição sobre mulheres que enfrentaram a ditadura.
Nunca é tarde para recomeçar e realizar sonhos: em 2024, a Universidade de Brasília (UnB) realizou o primeiro vestibular para pessoas com mais de 60 anos.
E no Comida de Verdade, a chef Gema Soto ensina uma receita que tem ligação com a população preta venezuelana: a salada morna de quiabo.
Quando e onde assistir?
No YouTube do Brasil de Fato todo sábado às 13h30, tem programa inédito. Basta clicar aqui.
Na TVT: sábado às 13h30; com reprise domingo às 6h30 e terça-feira às 20h no canal 44.1 – sinal digital HD aberto na Grande São Paulo e canal 512 NET HD-ABC.
Na TV Brasil (EBC), segunda-feira às 6h30.
Na TVCom Maceió: sábado às 10h30, com reprise domingo às 10h, no canal 12 da NET.
Na TV Floripa: sábado às 13h30, reprises ao longo da programação, no canal 12 da NET.
Na TVU Recife: sábados às 12h30, com reprise terça-feira às 21h, no canal 40 UHF digital.
Na TVE Bahia: sábado às 12h30, com reprise quinta-feira às 7h30, no canal 30 (7.1 no aparelho) do sinal digital.
Na UnBTV: sextas-feiras às 10h30 e 16h30, em Brasília no Canal 15 da NET.
TV UFMA Maranhão: quinta-feira às 10h40, no canal aberto 16.1, Sky 316, TVN 16 e Claro 17.
Sintonize
No rádio, o programa Bem Viver vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista.
O programa também é transmitido pela Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira. O programa Bem Viver também está nas plataformas Spotify, Google Podcasts, Itunes, Pocket Casts e Deezer.
Edição: Matheus Alves de Almeida