Fonte: Site Revérbero
O coletivo Filhos Roubados, Mães Dizimadas (FRMD) de Curitiba e Região Metropolitana realiza neste sábado, dia 20, protesto contra a violência policial.
O ato será realizado nas esquinas das ruas XV de Novembro e Monsenhor Celso, às 10h30.
A principal reivindicação do coletivo é por mais transparência nas atividades policiais por meio de câmeras corporais e nas viaturas de todas as polícias, bem como em forças de segurança privada e dentro de todo sistema prisional.
O coletivo pede ainda transparência e publicidade nas atividades da polícia científica, caso do IML e Instituto de Criminalística, para garantir o não desaparecimento de provas, como roupas e pertences das vítimas; a implementação de filmagem completa e com detalhes nos locais de perícia de crime e nas autópsias; e a implementação de animações gráficas em 3D, exames de ultrassonografia e ressonância magnética nas vítimas.
Outra demanda é pela responsabilização civil e criminal dos agentes públicos por ações e omissões que transgridam o dever de impedir a violência policial.
“Buscamos a punição por prevaricação, incitação e apologia ao crime, participação em organização criminosa de toda a rede de pessoas que permitem que a violência policial ocorra”, diz o coletivo, que pede o reconhecimento do genocídio praticado pelas forças de segurança pública e do direito à indenização às vítimas e seus familiares.
Por fim, o grupo se manifesta a favor da desmilitarização já de todas as forças de segurança pública e pelo fim da fé pública para policiais.
Serviço
O que: Ato contra a violência policial
Data: 20/04.
Local: Rua XV de Novembro, esquina com a Rua Monsenhor Celso – Centro – Curitiba – Paraná, cep 80010-150.
Concentração: A partir das 10h30