Oriente Médio

Israel já superou Hitler após matar mais de 14 mil crianças em Gaza, diz presidente da Turquia

Em discurso ao Parlamento turco, Erdogan acusou Israel de realizar massacre em Gaza e na Cisjordânia com apoio ocidental

|
Líder turco disse que Israel está realizando massacres que são “marcas de vergonha na história da humanidade” - Adem Altan / AFP

Israel já superou o líder nazista Adolf Hitler após matar mais de 14 mil crianças inocentes com sua ofensiva na Faixa de Gaza, disse na quarta-feira (17) o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan.

O líder turco disse que Israel está realizando massacres que são “marcas de vergonha na história da humanidade” com o apoio incondicional do Ocidente, tanto em Gaza quanto na Cisjordânia, em um conflito que já deixou mais de 34 mil vítimas.

Falando durante uma reunião do Partido da Justiça e Desenvolvimento (AKP, na sigla em turco) no parlamento turco, Erdogan declarou que o “Hamas não é uma organização terrorista, mas um grupo de resistência”.

O presidente turco ainda comparou a luta do Hamas com a Guerra da Independência da Turquia, há mais de 100 anos. “Enquanto Deus me conceder a vida, continuarei defendendo a luta da Palestina e serei a voz do povo palestino oprimido”, acrescentou Erdogan.

Falando sobre a ocupação israelense, o líder turco afirmou que seu país apresentou “mapas na ONU mostrando como Israel ocupou gradualmente as terras da Palestina nos últimos 70 anos”.

“Apoiamos nossos irmãos e irmãs palestinos de todas as formas, especialmente nos momentos mais difíceis. Mobilizamos todos os nossos recursos para a Palestina, para o povo oprimido de Gaza”, sublinhou ele.

(*) Com Sputnik