tetravalente

BNDES anuncia financiamento de R$ 45 milhões ao Instituto Butantan para nova vacina da gripe

Investimento vai custear a fase de estudos clínicos necessários para desenvolvimento do imunizante

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |

Ouça o áudio:

Expectativa é de registro da vacina até o segundo semestre de 2025 - Governo do Estado de São Paulo

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) anunciou a aprovação de um financiamento de R$ 45,4 milhões destinados ao Instituto Butantan para o desenvolvimento de uma nova vacina contra o Influenza, o vírus causador da gripe. Atualmente, a vacina produzida pelo Butantan é trivalente, ou seja, protege contra três tipos de vírus. O imunizante em desenvolvimento será tetravalente, protegendo contra quatro tipos.

O valor destinado pelo BNDES vai permitir ao Instituto a realização dos estudos clínicos necessários para o desenvolvimento de uma vacina. Os recursos serão aplicados na chamada fase 3, que serve para confirmação de eficácia e segurança do imunizante com testes que precisam se realizados para aprovação do registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Estão previstos dois ensaios distintos na fase 3: um com participantes acima dos três anos; outro, com bebês dos 6 aos 35 meses. Serão acionados mais de vinte centros de pesquisa espalhados pelas regiões Nordeste, Sudeste e Sul do país, o que deve gerar mais de 600 postos de trabalho.

A expectativa do Butantan é terminar as fases de testes ainda este ano. Os resultados devem ser enviados à Anvisa em dezembro, e a previsão de emissão do registro, após serem superadas todas as etapas de segurança necessárias, no segundo semestre do ano que vem.

Atualmente, a composição da vacina contra a gripe oferecida pelo Butantan é atualizada anualmente, já que o vírus Influenza tem grande capacidade de mutação. Além de ampliar a eficácia com a tetravalência, a nova vacina está sendo desenvolvida de forma a facilitar a incorporação de outras linhagens do vírus.

Edição: Thalita Pires