ASSISTA

Tempero da Notícia: Lula tenta selar um novo pacto entre governo e Congresso

Programa com o jornalista Rodrigo Vianna traz comentários sobre os principais acontecimentos políticos desta semana

Rodrigo Vianna é jornalista desde 1990. Durante sua trajetória, já passou pela Folha de S. Paulo, TV Cultura, Globo e Record - Willians Campos/Brasil de Fato

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversou nesta semana com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

Havia uma tensão entre o Executivo e o Legislativo, sobretudo, depois que o parlamentar alagoano foi derrotado na tentativa de soltar o deputado Chiquinho Brazão, acusado de mandar matar Marielle.

Além da relação com o "desafeto", como Lira definiu o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, as rusgas passam pela pressão sobre o posto da ministra da Saúde, Nísia Trindade, almejado pelo centrão, e, acima de tudo, pela disputa pela verba no orçamento federal.

Durante um café da manhã com jornalistas, Lula tentou minimizar os conflitos, disse que "não tem nenhuma divergência que não possa ser superada" e acrescentou que vê com naturalidade a ideia do Congresso de abrir CPIs, em resposta à ameaça feita pelo líder na Câmara.

Este é um dos destaques do Tempero da Notícia, programa produzido pelo Brasil de Fato, apresentado pelo jornalista Rodrigo Vianna.

Extrema direita internacional se reúne na Hungria

Nesta semana, a extrema direita global se reúne na Hungria para debater estratégias políticas visando as eleições de 2024. Entre os convidados da Conferência de Ação Política Conservadora (CPAC 9) estão o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), representantes do franquismo na Espanha, aliados de Donald Trump, candidatos americanos, membros da equipe de Javier Milei, um ministro israelense e partidos fascistas da Itália, Eslovênia, Polônia, França, Alemanha, Áustria e Holanda.

Jair Bolsonaro (PL) está com o passaporte retido devido às investigações do Supremo Tribunal Federal (STF) e não pode participar.

Os deputados de esquerda brasileiros também articulam uma união democrática pelo mundo com personalidades de centro e direita contra a internacional fascista.

Panela de Pressão

Quem vai para a Panela de Pressão desta semana é, mais uma vez, o presidente da Argentina, Javier Milei, que enfrentou um dos maiores protestos da história do país.

Milhares de pessoas foram às ruas contra o corte de verbas que ameaça fechar as universidades públicas do país nesta terça-feira (23). Os atos ocorreram também depois de um discurso em rede nacional que ressaltou o que definiu de "avanços" na economia argentina, que segue em crise e com o crescimento da fome no país.

Milei segue sem aprovar seu pacote de medidas no Congresso, e pode ver seu governo se inviabilizar já no primeiro ano.

Cafezinho

O Cafezinho desta semana vai para a memória de João Cândido, conhecido por Almirante Negro, que liderou a Revolta da Chibata, em 1910, contra a prática de tradição escravista de aplicação de castigos físicos – como chibatadas – aos marinheiros, em sua maioria negros, por parte dos oficiais, e virou ícone da luta contra o racismo.

O líder foi, inclusive, imortalizado pela composição Mestre-Sala dos Mares, de Aldir Blanc e João Bosco, interpretada por Elis Regina. A música diz também que nunca houve um monumento a João Cândido: foi só em 2008, no governo Lula, que foi construída uma estátua em sua homenagem no Rio de Janeiro (RJ).

Nesta quarta-feira (24), a Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados realizou uma audiência pública para discutir o Projeto de Lei que visa colocar o nome de João Cândido no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria.

A proposta já foi aprovada no Senado, mas a Comissão recebeu uma carta com críticas do comandante da Marinha, Marcos Sampaio Olsen, pela inclusão. "Quem são os heróis pra eles os que dão golpes e que torturam?", questiona Vianna.

Onde assistir

Tempero da Notícia vai ao ar todas as sextas-feiras, às 20h, no canal do Brasil de Fato no YouTube e na TVT, canal 44.1 – sinal digital HD aberto na Grande São Paulo e canal 512 NET HD-ABC.

Moradores do estado de São Paulo podem acompanhar o programa pela Rádio Brasil Atual (98,9 FM na Capital Paulista e 93,3 FM na Baixada Santista), nos mesmos horários.

Edição: Marina Duarte de Souza