A prova do Concurso Nacional Unificado (CNU), o chamado 'Enem dos concursos", será aplicada no próximo domingo (5), em 228 municípios. O concurso oferece 6.640 vagas para diversos cargos federais, com chances para os níveis médio e superior.
As provas serão aplicadas simultaneamente nas cidades, em dois turnos: pela manhã, os portões abrem às 7h30 e fecham às 8h30, com duração de 2h30. No turno da tarde, os portões abrem às 13h e fecham às 14h, com duração de 3h30.
Os candidatos inscritos para o nível superior vão responder a uma prova objetiva, com 70 questões e prova discursiva. Já para quem se inscreveu para cargos de nível médio, precisará responder uma prova objetiva com 60 questões e escrever uma redação.
As vagas são distribuídas por oito blocos temáticos. Infraestrutura, Exatas e Engenharias; Tecnologia, Dados e Informação; Ambiental, Agrário e Biológicas; Trabalho e Saúde do Servidor; Educação, Saúde, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos; Setores Econômicos e Regulação; Gestão Governamental e Administração Pública; e Intermediário
O Cartão de Confirmação de Inscrição foi divulgado na última quinta-feira (25), pelo Ministério de Gestão e Inovação. Neste documento, o candidato ou candidata poderá checar a data correta do exame, o local da prova e os horários.
Esse cartão está disponível na Área do Candidato, no site da Fundação Cesgranrio, onde a inscrição foi realizada. Para acessar, é preciso fazer login com os dados da conta do portal do governo federal, o Gov.br.
É necessário levar no dia da prova o Cartão de Confirmação de Inscrição, documento com foto e caneta de tinta preta em material transparente. É recomendável que o candidato leva mais de uma caneta. É permitido levar comida e água no dia da prova. As embalagens precisam estar lacradas e as garrafas transparentes.
Não será permitido levar para casa os cadernos de questões. O tempo mínimo de permanência na sala onde a prova será aplicada é de 2h. Caso o candidato termina antes desse tempo estipulado, ele precisará aguardar. Quem sair da sala antes do horário mínimo determinado pela banca, corre o risco de ser eliminado.
O gabarito preliminar será divulgado no dia sete de maio. O resultado, em definitivo, está previsto para ser revelado no dia 30 de de julho.
Edição: Vivian Virissimo