MEMÓRIA E VERDADE

Livro de autoria coletiva resgata memórias de quem resistiu contra a ditadura militar no Paraná

'Vozes da Resistência' reúne relatos de 60 ativistas que nos anos 60 e 70 militaram no movimento estudantil em Curitiba

Brasil de Fato | Curitiba (PR) |
São relatos de quem esteve na resistência - Divulgação

Da troca de ideias no grupo de Whatsapp da seção paranaense do Movimento Geração 68 surgiu a proposta do livro.

O grupo, que foi criado em janeiro de 2021, é um espaço de encontros e de lembranças, e seus membros estão beirando os 80 anos, sendo que alguns já ultrapassaram esse marco.

Lançada a proposta, os rapazes e moças dos anos rebeldes foram em busca de suas memórias, remoendo recordações e lambendo feridas.

Em pouco mais de um mês, os textos foram escritos, e da parede da memória vieram à tona lembranças da ocupação do prédio da Reitora da Universidade Federao do Paraná, em 14 de maio de 1968, as prisões no Congresso da União Nacional dos Estudantes, em 13 de outubro de 1968 e no Congresso Regional da UNE, realizado no bairro do Boqueirão, em 17 de dezembro de 1968.

São, aproximadamente, 450 páginas, escritas por protagonistas das lutas pela democracia; daqueles que em sua juventude lutaram de corpo e alma por liberdade e pelos filhos daqueles que já faleceram.

Vozes da Resistência é um livro que fala das heroicas mães, que abraçaram a causa de seus filhos e filhas ao visitá-los nas prisões.

Da freira que levava cartinhas escondidas no hábito, do jovem, hoje médico conceituado, que enfrentou a repressão com um estilingue e das poesias, como forma de contestação à tirania, escritas nos muros curitibanos. Enfim, é um registro importante do Paraná nos anos tenebrosos da ditadura militar.

Serviço

“Vozes da Resistência, Memórias da Luta contra a Ditadura Militar no Paraná”
Relatos de 60 autores
Editora Banquinho – Curitiba

Lançamento no dia 14 de maio

10h – Prédio da Reitoria da UFPR,
19h – Auditório da Faculdade de Direito - UFPR

Fonte: BdF Paraná

Edição: Pedro Carrano