O exame do Concurso Nacional Unificado (CNU), o chamado "Enem dos concursos", será aplicado no próximo domingo (5), em 228 municípios. O concurso oferece 6.640 vagas para diversos cargos da administração pública federal, com chances para aqueles com níveis médio e superior.
As provas serão aplicadas simultaneamente nas cidades, em dois turnos: pela manhã, os portões abrem às 7h30 e fecham às 8h30, com duração de 2h30. No turno da tarde, os portões abrem às 13h e fecham às 14h, com duração de 3h30.
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, que organiza a realização do exame, recomenda que os candidatos cheguem ao local com uma hora de antecedência para se dirigir calmamente até as salas das provas.
Os candidatos inscritos para o nível superior vão responder a uma prova objetiva, com 70 questões e prova discursiva. Já quem se inscreveu para cargos de nível médio precisará responder uma prova objetiva com 60 questões e escrever uma redação.
Para a prova, só será permitido utilizar caneta preta transparente. É recomendável que o candidato leva mais de uma caneta, uma vez que a comunicação entre os candidatos após o início da prova é proibido, e a organização não disponibilizará materiais.
Caneta azul, lápis, borracha e outros materiais não serão permitidos na mesa do candidato durante a prova. Também são proibidos o uso de boné, chapéu, gorro, óculos escuros ou similares e protetores auriculares ou fones de ouvido.
Celulares e relógios deverão ser desligados e guardados nos envelopes porta-objetos, que serão fornecidos pelos fiscais do exame. Eles só poderão ser abertos ao final das provas e fora do local de aplicação. Os lanches devem estar devidamente lacrados, e as garradas de água preferencialmente transparentes e sem rótulo.
Após a identificação, na sala da prova, o candidato receberá o cartão-resposta, que deverá ficar sobre a carteira durante toda a prova. O participante só poderá deixar o local de prova após duas horas de duração. Não será permitido levar para casa os cadernos de questões.
O candidato deve portar obrigatoriamente um documento de identificação pessoal original. Também é recomendado levar o cartão de confirmação de inscrição, que pode ser acessado na Área do Candidato, no site da Fundação Cesgranrio, onde a inscrição foi realizada. Para acessar, é preciso fazer login com os dados da conta do portal do governo federal, o Gov.br. No cartão estão informações como o local, o andar e a sala em que o participante realizará a prova e o número de inscrição.
O gabarito preliminar será divulgado no dia sete de maio. O resultado, em definitivo, está previsto para ser revelado no dia 30 de julho.
Só serão aceitos os seguintes documentos pessoais originais:
- Carteiras expedidas pelos Comandos Militares, pelas Secretarias de Segurança Pública, pelos Institutos de Identificação e pelos Corpos de Bombeiros;
- Carteiras expedidas pelos órgãos fiscalizadores de exercício profissional (Ordens, Conselhos);
- Cartão de identidade do trabalhador;
- Passaporte brasileiro;
- Certificado de reservista ou dispensa de incorporação (com foto);
- Carteiras funcionais do Ministério Público;
- Carteiras funcionais expedidas por órgão público, que, por Lei Federal, valham como identidade;
- Carteira de trabalho;
- Carteira nacional de habilitação (somente modelo com foto aprovado pelo artigo 159 da Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997);
- Documentos digitais, com foto e assinatura (e-Título, CNH digital e RG digital) apresentados nos respectivos aplicativos oficiais.
Edição: Matheus Alves de Almeida