Pesquisadores do Instituto de Pesquisas Hidráulicas da UFRGS alertaram nesta sexta-feira (3) para a necessidade da criação de um plano de evacuação da população na cidade. Em um mapa interativo (veja abaixo) eles mapearam os bairros que devem ser afetados pela cheia histórica do Guaíba.
A medida foi baseada nas medições do Guaíba que indicam elevação rápida das águas, com pressão sobre o sistema de defesa da cidade. O mapa destaca as áreas possivelmente alagadas caso o sistema de contenção falhe parcial ou totalmente, ou seja, se a água derrubar ou superar o muro.
A proteção de Porto Alegre é feita por de muros, comportas e rodovias elevadas. Na região central da cidade, o muro da Mauá foi projetado para suportar uma cota de enchente de até 6m.
:: As águas chegaram a Porto Alegre e as entradas e saídas serão fechadas ::
As regiões possivelmente afetadas, caso haja colapso do sistema de defesa de Porto Alegre, incluem, entre outros bairros, trechos das seguintes regiões: Sarandi, Humaitá, Navegantes, São Geraldo, Floresta, Centro Histórico, Praia de Belas, Menino Deus, Azenha, Cristal, Ipanema, Ponta Grossa, Belém Novo e Lami.
Porém o aviso reforça que o mapa considera "condições extremas", ou seja, os piores cenários possíveis. Contudo, conforme os especialistas, é "preciso considerar a possibilidade iminente".
Fonte: BdF Rio Grande do Sul
Edição: Katia Marko