A Região Metropolitana de Porto Alegre tem várias cidades afetadas pela cheia que se atinge o Rio Grande do Sul. A cidade de Eldorado está completamente alagada, com cerca de 25% da população forçada a sair de casa. São 10 mil desabrigados para uma população de cerca de 41 mil pessoas. O Rio do Sinos também está transbordando em várias localidades. Em São Leopoldo, todo o centro tem água nas ruas.
De acordo com a Metsul Meteorologia esta pode ser a maior enchente na região desde 1965. O nível do Rio dos Sinos chegou à marca dos 6,87 metros na madrugada desta sexta-feira (3) em São Leopoldo, número que segue em elevação média de 6 a 7 centímetros por hora.
A prefeitura de São Leopoldo emitiu um alerta de segurança pedindo que moradores dos bairros São Miguel, Vicentina e da Vila Brás procurem local seguro para se abrigar. O ginásio municipal Celso Morbach está atendendo as vítimas das fortes chuvas nas regiões. Mais de 500 pessoas já estão desabrigadas. Não há estimativas sobre o número de desalojados.
A Defesa Civil solicita apoio de proprietários de barcos para resgate de vítimas das cheias. Os proprietários de barco que puderem auxiliar devem contatar a Defesa Civil pelos números(51) 99117-8291 e (51) 98924-7852, ou Felipe pelo telefone (51) 98149-2749.
Em Campo Bom, a enchente também alcança grandes proporções. No local, a régua do nível do Rio dos Sinos indicava na manhã desta sexta-feira 8,30 metros, muito acima dos picos históricos dos últimos 50 anos. O avanço acelerado das águas do Rio dos Sinos e a iminência de transbordamento do dique do bairro Santo Afonso, em Novo Hamburgo, fez a prefeitura decidir pela evacuação imediata da região da Vila Palmeira.
:: As águas chegaram a Porto Alegre e as entradas e saídas serão fechadas ::
Uma operação foi montada durante a madrugada desta sexta-feira (3) e está nas ruas desde as 5 horas com carros de som e viaturas policiais para chamar atenção dos moradores. Indústrias calçadistas da região são afetadas e há funcionários ilhados e operações suspensas. O município registra 300 pessoas desabrigadas.
O Rio dos Sinos atingiu 9,80 metros, no início da tarde desta sexta-feira (3), em Novo Hamburgo. A Estação da Comusa está completamente submersa.
Devido à cheia do Rio dos Sinos, o abastecimento de água nos municípios de São Leopoldo e Novo Hamburgo foi interrompido.
A maior vazão do Rio dos Sinos avança para Sapucaia do Sul, Esteio e Canoas, onde a situação deve se agravar hoje e no fim de semana. Com o Guaíba represando o Sinos, a situação pode se tornar grave em Canoas.
Fonte: BdF Rio Grande do Sul
Edição: Katia Marko