Na zona norte de Porto Alegre, o dique de contenção do bairro Sarandi extravasou na manhã deste sábado (4) e inundou a região. Conforme funcionários do local, são três pontos de vazamento, que geram alagamentos na região. A Defesa Civil, porém, garante que não há rompimento. A prefeitura orientou que moradores das comunidades Asa Branca, Minuano, Vila Elizabeth e Nova Brasília deixem os locais.
Moradores da região relatam que a inundação iniciou por volta da 1h, mas a cheia seguiu avançando rapidamente durante a manhã em direção à Avenida Assis Brasil. A água, inclusive, já invadiu a área da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs).
O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB), reforçou, em coletiva o pedido para que moradores deixem locais ameaçados pelo vazamento de dique na zona Norte de Porto Alegre. Equipes do Exército e do Corpo de Bombeiros estão auxiliando a Defesa Civil na remoção das famílias que vivem no local com o uso de motos aquáticas e botes salva-vidas.
:: Nível do Guaíba chega a 5m e ultrapassa o registro de 1941 ::
O trânsito de automóveis a partir do cruzamento da Rua Xavier de Carvalho com a Rua Bento Rosa está bloqueado devido à enchente.
Parte dos socorridos foram levados para casas de parentes e os demais a Defesa Civil informa que vai alocar de acordo com a disponibilidade nos abrigos da cidade. A elevação das águas no local está sendo monitorada desde a sexta-feira pela prefeitura.
O Melo alertou também para a necessidade do racionamento de água potável, uma vez que seis bombas de recalque do DMAE foram desligadas por motivos de segurança, pois estavam submersas. O retorno do fornecimento de água na cidade deverá ser normalizado somente após baixarem as águas do Guaíba.
Explosão em posto de gasolina
Um posto, localizado na avenida Cairú, em Porto Alegre, explodiu no começo da tarde deste sábado. Um relato inicial do Corpo de Bombeiros e da Brigada Militar apontou que a ocorrência deixou dois trabalhadores do posto feridos. Um deles foi levado para o Hospital de Pronto Socorro e o outro para o Hospital Cristo Redentor.
Segundo a RBS TV, que ouviu testemunhas no local, a explosão aconteceu após a chegada de um barco que precisava ser abastecido. Em seguida, um gerador teria explodido e o fogo se espalhou pelo telhado do posto.
O estabelecimento, chamado Orel, fica localizado no bairro São João. A BM isolou a região. O posto fica bem próximo de uma região que está alagada na avenida Cairú. Um incêndio teve início em seguida, mas os bombeiros controlaram as chamas e continuavam vasculhando o local e arredores a procura de mais vítimas. Até as 14 horas não se tinha mais notícias a respeito dos feridos que estão nos hospitais.
Fonte: BdF Rio Grande do Sul
Edição: Katia Marko