Eleições chegando e, na democracia, a participação popular é fundamental.
Muitas pessoas não têm o título atualizado, mudaram da região metropolitana para Curitiba, etc. E neste ano haverá a votação importantíssima para prefeitura e representantes nas câmaras municipais.
Ainda é possível regularizar a situação até amanhã (dia 8 de maio).
A pessoa que já tem dados biométricos no título de eleitor pode fazer a solicitação até 8 de maio pelo Autoatendimento Eleitoral – Título Net.
Ou seja, o atendimento pelo Autoatendimento Eleitoral, que esteve aberto entre 9 de abril e 8 de maio, é feito apenas para quem já tem dados biométricos no título e não precisa coletar novamente.
“Cadastra na internet, no endereço do link acima, daí depois a pessoa tem até 30 dias para ir até o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) fazer a biometria (scan das digitais) e tirar o título”, afirma Gilnei Machado, integrante do Centro de Formação Urbano Rural Irmã Araújo (Cefuria), que tem feito cadastramento para pessoas de comunidades e barracões de trabalhadores carrinheiros.
Também é possível atualizar nos Tribunais Regionais Eleitorais, ou presencialmente em unidade de atendimento da zona eleitoral responsável pelo município de domicílio eleitoral (onde a pessoa deseja votar)
Feito o cadastramento, em caso de não comparecimento no prazo de 30 dias, a solicitação será excluída, pois não completou os requisitos para a análise da Justiça Eleitoral.