EMERGÊNCIA CLIMÁTICA

RS tem previsão de chuva para o fim de semana e número de mortes chega a 136

Defesa Civil emitiu alerta, na madrugada deste sábado (11), para risco de inundação do rio Taquari

Recife (PE) |
Rodovia RS 129 parcialmente bloqueada após enchentes causadas por fortes chuvas em Encantado, Rio Grande do Sul - Gustavo Ghisleni / AFP

O Rio Grande do Sul chegou ao número de 136 mortes por causa das chuvas, segundo comunicado da Defesa Civil divulgado às 09h deste sábado (11). 756 pessoas estão feridas e 141 estão desaparecidas. 

Até o momento, a Defesa Civil calcula que 1.951.402 pessoas foram afetadas pelas enchentes e 339.928 delas foram desalojadas. Desse total, 71.398 estão em abrigos. Dos 497 municípios do Rio Grande do Sul, 444 foram atingidos pelas enchentes. Quatro rodovias estaduais foram bloqueadas por risco de desmoronamento. 

A previsão é de chuva para este final de semana no Rio Grande do Sul. Segundo dados do Inmet, o Norte e o Leste do estado devem ser as regiões mais afetadas, atingindo Porto Alegre e as cidades do Vale Taquari. A passagem de uma frente fria deve intensificar as tempestades no estado, com chuvas de até 150mm. 

::Medo do desemprego assusta gaúchos após tragédia climática que paralisa estado::

A Defesa Civil emitiu um alerta, na noite desta sexta-feira (10), para os riscos de inundação do rio Taquari. O alerta tem validade de 16 horas. O órgão pede que moradores de áreas com histórico de alagamentos procurem um local seguro. 

Na manhã deste sábado (11), o nível do rio Guaíba registrou 4,59 às 07h, um dos menores níveis desde o dia 3 de maio, segundo informações da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) e da Agência Nacional de Águas (ANA)

Ajuda

Duas aeronaves da Força Aérea Brasileira decolaram, na manhã deste sábado (11), rumo a Canoas, no Rio Grande do Sul, com cerca de 40 toneladas de donativos para as vítimas das chuvas. Além disso, 19 carretas do Exército Brasileiro e de voluntários iniciaram o envio de 380 toneladas de alimentos doados pela campanha "Todos Unidos pelo Sul". 

::2,5 mil catadores perderam seu trabalho e 19 cooperativas estão debaixo d'água no RS::

A Caixa Econômica Federal anunciou, na noite desta sexta-feira (11), a liberação do Saque Calamidade do FGTS para dez cidades atingidas pelas chuvas no Rio Grande do Sul. Trabalhadores das cidades de Agudo, Anta Gorda, Candelária, Encantado, Farroupilha, Feliz, Porto Alegre, Porto Xavier, Santa Tereza e São Marcos poderão sacar o benefício, que tem o valor máximo de R$ 6.220. 

O governo do estado divulgou, nesta sexta-feira (11), novas medidas de ajuda: a antecipação do 13º salário dos servidores, liberação de R$ 31,6 milhões para os hospitais e reforço na segurança dos abrigos. 

Edição: Raquel Setz