Caribe

Conselho de Transição no Haiti anuncia convocatória para escolha de primeiro-ministro

Após crise pela indicação de Fritz Belizaire em abril, colegiado mudou regra de voto e terá presidência rotativa

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Policiais haitianos controlam a área em torno do Palácio Nacional em Porto Príncipe em 1º de maio de 2024 - Clarens SIFFROY / AFP

O Conselho de Transição para o novo governo no Haiti anunciou neste domingo (12) a abertura de uma convocatória para a escolha do novo primeiro-ministro do país. 

As indicações devem ser apresentadas entre segunda (13) e sexta-feira (17) de maio pelos setores que compõem o Conselho ou que aderiram ao Acordo Político para uma Transição Pacífica e Ordenada de 3 de abril de 2024, de acordo com a nota oficial.

A indicação ao final de abril do nome Edgard Leblanc Fils para a presidência do Conselho e de Fritz Belizaire para o cargo de primeiro-ministro causou uma crise no colegiado. Ministro dos Esportes durante a segunda presidência de Rene Preval (2006-2011), Belizaire foi escolhido por quatro dos sete membros com poder de voto.

O Acordo de Montana, grupo da sociedade civil representado no conselho por um membro com poder de voto, acusou a indicação de "complô" articulado "por forças políticas mafiosas" para "tomar o controle do conselho presidencial e do governo."

Um grupo formado por quatro integrantes autodenominado "bloco majoritário indissolúvel" também se manifestou pela retomada do acordo político estabelecido no início de abril, que expressa uma visão comum da transição para o novo governo entre os nove setores e partidos políticos que integram o colegiado.

O Conselho de Transição é formado por nove membros, sendo que sete possuem poder de voto. Após a crise gerada pela indicação de Belizaire, o Conselho iniciou o processo para a eleição de um novo primeiro-ministro e mudou suas regras de funcionamento. A presidência do Conselho passou a ser rotativa e as decisões do Conselho deverão ser aprovadas por pelo menos cinco dos sete conselheiros com poder de voto.

*Com Telesur

Edição: Matheus Alves de Almeida