Cronograma

Enem 2024: saiba detalhes sobre datas, pagamento, isenção e atendimento especializado

Exame Nacional do Ensino Médio será realizado nos dias 3 e 10 de novembro

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

O Enem é a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e do Programa Universidade para Todos (Prouni). - Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil.

O processo de inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio de 2024 começa no próximo dia 27 de maio e segue até 7 de junho. Interessados e interessadas devem acessar a Página do Participante no endereço enem.inep.gov.br/participante.  

Nesta segunda-feira (5), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou a lista de pessoas que conseguiram isenção da taxa de inscrição. O período para os pedidos terminou no mês passado. Vale lembrar que pessoas isentas não estão com a inscrição garantida e precisam passar por todos os trâmites.  

:: 'Notas mil' na redação do Enem mostram a desigualdade na educação brasileira ::

A taxa de R$ 85 deve ser paga entre 27 de maio e 12 de junho. É possível fazer o pagamento por boleto bancário, que pode ser gerado na Página do Participante. Também estão disponíveis as opções pelo Pix, por meio do código QR presente no boleto, cartão de crédito e débito em conta corrente ou poupança (para alguns bancos). 

As provas serão aplicadas em 3 e 10 de novembro. O gabarito oficial sai 10 dias depois da realização do exame, em 20 de novembro. É previsão do Inep é divulgar os resultados oficiais no dia 13 de janeiro de 2025. 

Condições específicas 

Quem precisa de atendimento especializado, como pessoas com deficiências, hospitalizadas e lactantes, deve informar o motivo da solicitação no ato da inscrição. É necessário especificar qual é a necessidade, entre baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual, surdocegueira, dislexia, déficit de atenção, transtorno do espectro autista, discalculia, gestante, lactante, idoso, estudante em classe hospitalar e/ou outra condição específica. 

Para participantes com deficiências visuais, auditivas ou condições que demandam aplicação constante de insulina, por exemplo, será autorizada a presença de cão-guia e o uso de equipamentos como máquina de escrever em braile, aparelho auditivo e bomba de insulina, desde a solicitação seja realizada no ato de inscrição. 

:: Ensino médio: pé de meia dará R$ 2 mil por ano a alunos de baixa renda ::

Lactantes deverão ter acompanhamento de uma outra pessoa adulta nos dois dias da prova. Os bebês em amamentação ficarão em um cômodo reservado com esses responsáveis e não terão acesso às salas de provas. 

O resultado inicial do pedido de atendimento especializado será publicado em 17 de junho, quando começa o período para apresentação de recursos, que vai até o dia 21. Já o resultado final, em resposta aos recursos apresentados, está previsto para 27 de junho. 

Documentos 

Este ano, o Enem vai aceitar documentos digitais para identificação no dia da prova. Nessa lista estão o RG Digital, Carteira de Identidade Nacional (CNI), o e-Título de eleitor e a Carteira de Habilitação Digital, mas é preciso que eles sejam apresentados nos aplicativos oficiais.  

Como há várias opções de comprovação de identidade, não há mais a possibilidade de apresentar Boletim de Ocorrência (B.O.) nos casos de perda de documentos físicos.   

Acesse o edital do Enem 2024 aqui

Edição: Thalita Pires