O diretório nacional do Partido dos Trabalhadores (PT) homologou a pré-candidatura à prefeitura de Guarapuava, região centro do Paraná, do deputado estadual Dr Antenor, de 64 anos.
É a terceira vez que o médico e educador popular se lança à prefeitura local. Desta vez, garante, com mais experiência, vinda da Assembleia Legislativa, onde ingressa no segundo ano como deputado – e das formações populares, "na base", que segue fazendo, "em diferentes cidades do estado, todos os dias", como diz.
“Na verdade vejo minha experiência como uma sequência. Tenho o entendimento do amadurecimento, mas nunca deixei de fazer formação política. Nunca me desvinculei da base que me deu origem, sempre apostei na coletividade”, aponta.
Na avaliação dele, a diferença de 2024 para as disputas anteriores, sobretudo na comparação com 2016, está no contexto do governo federal, o que permite a composição de frentes mais amplas nos municípios. Guarapuava, recentemente, têm sido beneficiada por investimentos federais na área de mobilidade urbana, com investimento de R$ 40 milhões.
Entretanto, o guarapuavano afirma que é preciso elencar bandeiras populares, caso da moradia, economia solidária e saúde, que são suas áreas de atuação. "As ocupações urbanas são um grande problema visível na cidade", elenca.
"Eu sou um fator que agrega os adversários, por conta da luta de classes"
A confirmação de sua candidatura, na avaliação de Dr Antenor, tende a unificar as chamadas oligarquias da cidade, contrárias a um programa popular. "Eu sou um fator que agrega os adversários, por conta da luta de classes, me elegi deputado estadual, eu sei que hoje a frente que me acompanha será uma frente ampliada, porque há um desgaste das oligarquias guarapuavanas", aponta.
O principal oponente de Dr Antenor será o atual prefeito, o bioquímico Celso Góes, que deve tentar a reeleição. Em 2020, Góes derrotou Antenor com 33,01% contra 30,04%, o que indica que a disputa deve ser novamente acirrada.
Na maleta de médico e educador popular, além da obra de Paulo Freire, carrega o gosto pelas canções populares. "Meu pai amava a música, sempre lidei muito com cinema, teatro, fiz até um longa-metragem amador, interrompido com o golpe de 2016. Quero provar que nós, povo, temos condições de fazer qualquer coisa", se anima.
Quem é? Dr Antenor
Médico formado pela Universidade Evangélica do Paraná, foi funcionário público municipal e dirigente do Sindicato dos Servidores Públicos de Guarapuava. Ex-vereador por três mandatos – 1996, 2000 e 2008 – concorreu em 2012 e 2016 à prefeitura. Em 2022, foi eleito para o primeiro mandato como deputado estadual com 36 mil votos.