Um helicóptero que transportava o presidente iraniano, Ebrahim Raisi sofreu um acidente, informou a televisão estatal do Irã, dizendo que mais detalhes serão divulgados em breve.
A agência de imprensa oficial IRNA informou depois que Raisi, assim como o ministro das Relações Exteriores, Hossein Amir-Abdollahian, estavam entre os passageiros. Acredita-se o aiatolá Mohammad Ali Ale-Hashem, representante do líder supremo iraniano na província, estivesse no mesmo helicóptero que o presidente do Irã.
"Algumas informações não confirmadas indicam que o helicóptero que transportava o presidente Raisi sofreu um acidente na província do Azerbaijão Oriental", disse a televisão estatal, acrescentando que operações para localizá-lo estavam "em andamento".
Em declarações à emissora, o ministro do Interior, Amir Vahidi, disse à televisão estatal que várias equipes de resgate tentam chegar ao local do incidente, o que pode levar algum tempo devido ao nevoeiro e às más condições climáticas.
O incidente ocorreu neste domingo (19) perto de Jolfa, na província iraniana do Leste do Azerbaijão. No sábado (18), Raisi esteve no vizinho Azerbaijão para inaugurar uma barragem ao lado do presidente Ilham Aliyev.
Segundo a emissora estatal, três helicópteros estavam no comboio e os outros dois conseguiram voltar em segurança. O Ministro da Energia, Ali Akbar Mehrabian, e o Ministro da Habitação e Transportes, Mehrdad Bazrpash, estavam nos outros helicópteros que conseguiram regressar em segurança.
*Com Al Jazeera e AFP
Edição: Thalita Pires