No final de semana (dias 18 e 19), famílias de Araucária, de região marcada por áreas de ocupação (Arvoredo, Capela Velha e, sobretudo, Jardim Israelense) enviaram para o Brasil de Fato Paraná vídeos mostrando como a cheia atingiu o interior de suas casas.
Na Rua Vale do Rio Doce, algumas famílias relatam tal situação.
Procurada pela reportagem do BDF PR, a prefeitura de Araucária aponta que a área está em processo de regularização. "Os proprietários e moradores fizerem um acordo judicial que possibilitou a compra dos lotes pelos moradores. Os moradores contrataram uma empresa regularizadora para elaborar os projetos urbanísticos, o que contemplará projeto de drenagem para a região", garante a gestão municipal.
A gestão municipal ainda argumenta que: "já foi regularizada a área do 21 de Outubro, está em processo de regularização o Arvoredo II e a Cohab estuda como pode realocar moradores que estão na área alagável da região, visto que é uma área de preservação ambiental próxima ao rio, ou seja, em chuvas a tendência é alagar".
Mapa da região, o urbanismo excludente empurra as ocupações para regiões de mata ciliar e preservação ambiental, com impactos humanos, sociais e ambientais / Divulgação