Na última sexta-feira (24), o Brasil de Fato Paraná promoveu a primeira Reunião do Conselho do ano, reunindo representantes sindicais e de movimentos sociais para um debate de conjuntura e a apresentação do novo mídia kit com a oferta de serviços atualizada.
O encontro teve início com uma mística organizada pelo Levante Popular. Em seguida, Ednubia Ghisi, do setor de comunicação e cultura do MST-PR, e Daniel Matoso, coordenador de comunicação da APP Sindicato, conduziram um debate sobre a conjuntura atual a nível nacional e estadual.
Ednubia Ghise e Daniel Matoso realizaram uma análise de conjuntura nacional e estadual no início do encontro / Foto: Lucas Botelho
Ednubia destacou que o mundo enfrenta uma mudança de época marcada por crises estruturantes em três grandes campos: ambiental, alimentar e civilizatória. Ela alertou que as emergências climáticas se tornaram cada vez mais drásticas e intensas, resultando da violência que os próprios seres humanos exercem sobre a natureza.
A crise ambiental, sem fronteiras, teve consequências devastadoras no Rio Grande do Sul, onde recentes enchentes mostraram a falha de um estado neoliberal em seguir pesquisas e alertas de órgãos especializados, resultando em mortes e perdas materiais significativas.
No Brasil, o avanço conservador, especialmente durante o governo Bolsonaro, e o fortalecimento da extrema direita e do conservadorismo aumentaram a violência contra os movimentos populares. Apesar da eleição de Lula ser uma vitória importante, a disputa com a extrema direita permanece evidente, principalmente no Congresso e na bancada ruralista. Ednubia enfatizou a necessidade de conectar-se diretamente com o povo, construindo força social através da luta política e da batalha das ideias, um esforço que deve ser realizado em conjunto com outras lutas sociais.
Daniel Matoso acrescentou que a situação do Paraná reflete a conjuntura nacional e internacional, com o governo de Ratinho Jr. mantendo a hegemonia legislativa e judiciária, relegando as pautas trabalhistas a um segundo plano. Ele destacou o projeto de entrega de 200 escolas à iniciativa privada e criticou a precarização das condições de trabalho nas escolas, o que compromete diretamente a gestão democrática das mesmas.
Como apoiar o Brasil de Fato PR?
Durante a reunião, o Brasil de Fato PR apresentou seu novo mídia kit, que detalha as oportunidades de negócios e anúncios disponíveis para parceiros. O documento oferece um portfólio abrangente de serviços e propostas de parcerias, facilitando o envolvimento de interessados em apoiar a plataforma e, ao mesmo tempo, anunciar suas iniciativas e campanhas.
Os parceiros que desejam consultar as propostas e o portfólio profissional de prestação de serviços do Brasil de Fato Pr podem entrar em contato com o setor financeiro do jornal para obter mais informações.
A reunião contou também com a participação da cozinha comunitária da comunidade Pantanal, que organizou o café servido aos participantes. A iniciativa foi destacada como um exemplo de unidade popular e sindical.
O encontro foi encerrado com a proposta de realizar a próxima reunião em julho, reforçando o compromisso contínuo do Brasil de Fato PR com o debate e a organização popular.