neste sábado

Maceió: Pastor Wellington, liderança em prol de atingidos pela Braskem, lança pré-candidatura a vereador

Evento de lançamento terá presença parlamentares, como Pastor Henrique Vieira, e representantes de movimentos populares

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Pastor Wellington vai concorrer a uma vaga na Câmara dos Vereadores de Maceió - Delanisson Araújo

Uma das grandes lideranças em prol das dezenas de milhares de pessoas que tiveram que deixar suas casas em Maceió por conta do crime ambiental causado pela Braskem, o Pastor Wellington do Pinheiro lançará, neste sábado (1), a pré-candidatura a vereador da capital alagoana pelo PT. A atividade de lançamento terá a presença de parlamentares, como o deputado federal Pastor Henrique Vieira (PSOL-RJ), além de representantes de movimentos populares.

Há mais de 30 anos à frente da Igreja Batista do Pinheiro, Pastor Wellington se tornou referência na luta em defesa dos direitos humanos e das populações vulnerabilizadas em Alagoas. Sua atuação une os valores e práticas da fé com o enfrentamento a todas as formas de fundamentalismo. Em sua caminhada, trabalhou em parceria com movimentos populares do campo e da cidade, atuando pelo enfrentamento à fome, acesso à terra e em defesa da população LGBTQIA+.

Desde 2018 se notabilizou pela atuação junto às famílias afetadas pelo afundamento do solo causado pela mineradora Braskem, articulando a luta por justiça e reparação. Por conta da retirada de sal-gema do subsolo da capital alagoana, cinco bairros tiveram de ser esvaziados, causando o deslocamento de mais de 60 mil pessoas. Estudos mostram que essa já é a maior tragédia socioambiental em áreas urbanas em todo o mundo.

O ato que dá início à pré-campanha de Pastor Wellington por uma vaga na Câmara de Vereadores de Maceió acontece a partir das 16h na Casa de Festas Exthases (Rua Estatístico Teixeira de Freitas, 179, bairro do Pinheiro).

Além de Henrique Vieira, são esperadas as presenças do deputado federal Paulão (PT/AL); do deputado estadual Ronaldo Medeiros (PT/AL); do pré-candidato pelo PT à prefeitura de Maceió, Ricardo Barbosa; e das lideranças do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Débora Nunes; e do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), Eliane Silva, que também é pré-candidata a vice-prefeita de Maceió.

Edição: Geisa Marques