Ouça e Assista

Tempero da Notícia: melhora na economia não freia oposição bolsonarista contra Lula

Programa com o jornalista Rodrigo Vianna traz comentários sobre os principais acontecimentos políticos desta semana

Rodrigo Vianna é jornalista desde 1990. Durante sua trajetória, já passou pela Folha de S. Paulo, TV Cultura, Globo e Record - Willians Campos/ Brasil de Fato

Apesar de uma economia que mantém uma melhora constante, com indicadores favoráveis, entre eles o desemprego – que fechou em 7,5% no último trimestre, melhor dado dos últimos 10 anos – o governo federal segue sob ataque da extrema direita, organizada em torno dos bolsonaristas do Congresso.

Nesta semana, derrotas importantes na Câmara dos Deputados, como a derrubada dos vetos das saídas temporárias de presos e da lei que impede políticos de compartilharem fake news, parecem apontar para um confronto aberto do Legislativo e do Executivo.

:: Aliança ampla do governo falha, e partidos com ministérios votam para derrubar vetos de Lula ::

Para além deste confronto, setores do centro político brasileiro e também de grandes conglomerados da mídia começam a se aliar ao governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), ao apostarem nele como o principal candidato a disputar a presidência contra Lula (PT) em 2026.

Estes são alguns dos destaques do Tempero da Notícia, programa produzido pelo Brasil de Fato, apresentado pelo jornalista Rodrigo Vianna.

Extrema direita também aparecerá nas eleições municipais

Uma pequena amostra do que serão os próximos anos para o governo federal pode acontecer já nas eleições municipais. Enquanto o prefeito de São Paulo Ricardo Nunes (MDB) tenta mascarar o apoio de Bolsonaro (PL), um apoiador do ex-presidente surge nas pesquisas eleitorais com relevância: o coach Pablo Marçal (PRTB).

Marçal aparece com 10,4% das intenções de voto, em terceiro lugar. Sua entrada na disputa, inclusive, deve dificultar a vida de Nunes, que contava com o apoio bolsonarista em São Paulo para enfrentar Guilherme Boulos (PSOL-SP). 

:: Especialista questiona método de levantamentos eleitorais em SP: 'Marçal não tem 10%, é erro de pesquisa' ::

No cenário como Marçal, Boulos aparece liderando a corrida eleitoral com folga. São 37,2% das intenções de voto para o psolista, contra 20,5% para o atual prefeito da capital. 

A expectativa de que a vitória de Lula em 2022 traria certa volta à normalidade do pais e enterraria os pregadores da antipolítica e os aventureiros, ruiu. A verdade é que o cenário politico segue absolutamente envenenado.

Panela de Pressão

Quem vai para a Panela de Pressão desta semana é o ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump. O republicano foi condenado pelo júri de Nova York por 34 acusações relacionadas ao desvio de dinheiro de sua campanha à presidência em 2016, para o pagamento a uma garota de programa, com o intuito de esconder o relacionamento que tiveram antes das eleições.

Ao contrário do Brasil, onde a Lei da Ficha Limpa impede que candidatos condenados criminalmente concorram às eleições, nos Estados Unidos, a condenação não significa que ele deixará de ser candidato. No limite, Trump poderia concorrer até de dentro da cadeia.

:: Condenação de Trump deve aumentar a polarização, mas impacto eleitoral é incerto ::

As últimas pesquisas indicam que Trump tem leve favoritismo contra o presidente Joe Biden (Trump lidera com 46% dos votos, contra 44% de Biden). Logo após a condenação, o ex-presidente disse que o verdadeiro veredito virá nas eleições de novembro. 

Cerca de 80% dos republicanos dizem que votariam em Trump mesmo se ele fosse condenado e preso. Mas, em uma eleição tão apertada, a condenação pode mexer com os republicanos menos radicais, que podem se recusar a votar, facilitando a tarefa de Biden.

Cafezinho

E o Cafezinho desta semana vai para a diplomacia brasileira, que marcou forte posição contra o governo israelense de Benjamin Netanyahu, que vem promovendo um genocídio contra o povo palestino na Faixa de Gaza. 

Nesta semana, o Palácio do Itamaraty decidiu retirar definitivamente o embaixador Frederico Meyer de Israel. No início dos ataques de Israel contra a Palestina, Meyer foi submetido a uma situação vexatória, ao ser exposto publicamente durante a fala do ministro de Relações Exteriores israelense, Yisrael Katz, com duras críticas ao Brasil.

:: Ataque israelense a Rafah carboniza crianças, mata 45 palestinos e gera indignação internacional ::

A relação com Israel está cada vez mais fragilizada. O embaixador israelense em Brasília já havia cometido diversas ofensas ao governo brasileiro, entre elas participar de atos políticos ao lado de Bolsonaro, em uma clara provocação ao governo Lula.
 
Onde assistir

Tempero da Notícia vai ao ar todas as sextas-feiras, às 20h, no canal do Brasil de Fato no YouTube e na TVT, canal 44.1 – sinal digital HD aberto na Grande São Paulo e canal 512 NET HD-ABC.

Moradores do estado de São Paulo podem acompanhar o programa pela Rádio Brasil Atual (98,9 FM na Capital Paulista e 93,3 FM na Baixada Santista), nos mesmos horários.

As edições também estão disponíveis nas plataformas de podcasts e podem ser escutadas no DeezerSpotifyGoogle PodcastsItunes e Pocket Casts.

Edição: José Eduardo Bernardes