Trilhos Humanitários

Operação de trens urbanos terá horário ampliado na Grande Porto Alegre

A partir desta segunda-feira (3), funcionamento do serviço aumentará em duas horas, das 6 às 20h 

Brasil de Fato | Porto Alegre (RS) |
Neste momento de operação emergencial, a Trensurb terá capacidade de transportar até 30 mil passageiros - Foto: Joka Moura/Ministério Extraordinário

Após ficar mais de 20 dias sem funcionamento, por conta da calamidade que atingiu o Rio Grande do Sul, a Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre (Trensurb) voltou a operar na última quinta-feira (30), inicialmente com horário das 8 às 18 horas. A partir desta segunda-feira (3),os trens passam a circular das 6h às 20h, diariamente, no trecho entre as estações Mathias Velho e Novo Hamburgo, com intervalos de 35 minutos entre as viagens. Por conta do colapso do sistema de bilhetagem, não há cobrança de tarifa.

Mais de três mil passageiros foram transportados no primeiro dia de operação emergencial, intitulada Trilhos Humanitários. Nesta retomada emergencial, das 22 estações, 13 estão em funcionamento, compreendendo um trajeto de 26 quilômetros entre os municípios de Canoas, Esteio, Sapucaia do Sul, São Leopoldo e Novo Hamburgo. Durante esse período, a capacidade de transporte foi reduzida para até 30 mil passageiros. Em funcionamento normal, a empresa chega a transportar mais de 100 mil passageiros.

De acordo com a Trensurb, dois trens circularão no trecho Mathias Velho - Unisinos pelos dois lados da ferrovia, enquanto um único trem fará o trajeto de ida e volta, em via única, entre as estações Unisinos e Novo Hamburgo, sendo necessário o transbordo na Estação Unisinos para aqueles que forem seguir viagem.

De acordo com o diretor-presidente da Trensurb, Fernando Marroni, da estação Mathias Velho a Farrapos, a linha não sofreu muitos danos, contudo, não há energia para operar.

“Duas das nossas subestações, que são necessárias para fazer esse trajeto, ficaram submersas. Vai ser um longo processo para recuperação. Outro problema é da Farrapos até o Mercado, pois a linha foi completamente comprometida. Ela não pode ficar alagada, e tem barro, o que prejudica o intertravamento da brita, gerando instabilidade", explicou.

Ele reforça que a intenção é, a curto e médio prazo, colocar os trens em funcionamento até a estação Farrapos, contudo as subestações demandam equipamentos específicos para operação.

Translado até a capital 

Da Mathias Velho até a capital gaúcha e vice-versa, a Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan), ligada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedur), disponibilizou ônibus da Transcal para o trajeto. Com o valor da passagem de R$ 6,85.

 

Fonte: BdF Rio Grande do Sul

Edição: Katia Marko