Valorização

Sindicato dos Músicos do Ceará cobra presença de mais artistas locais no São João de Fortaleza

Evento ocorre de 28 a 30 de junho, no Aterrinho da Praia de Iracema, com artistas como Geraldo Azevedo e Zezé Di Camargo

Brasil de Fato | Fortaleza (CE) |
A Prefeitura de Fortaleza também informou que, além dos shows musicais, duas quadrilhas juninas se apresentarão todos os dias no palco - Foto: Prefeitura de Fortaleza

Junho chegou e com ele as melhores festas populares em todo o Nordeste. No dia 16 de maio, o prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), realizou evento de lançamento da programação do São João de Fortaleza 2024, que contará com atrações nacionais, apresentação de quadrilhas juninas e ações de sustentabilidade. A programação acontecerá de 28 a 30 de junho, no Aterrinho da Praia de Iracema, com presença de nomes nacionais como Geraldo Azevedo e Zezé Di Camargo & Luciano.

A Prefeitura também informou que, além dos shows musicais, duas quadrilhas juninas se apresentarão todos os dias no palco. Elas foram selecionadas a partir da pontuação obtida no edital das quadrilhas juninas realizado pela Secretaria Municipal de Cultura de Fortaleza (Secultfor).

Logo após o anúncio da Prefeitura de Fortaleza, o Sindicado dos Músicos do Ceará (Sindimuce) emitiu nota cobrando do poder público a presença de mais artistas locais na programação do São João de Fortaleza. “A programação recentemente anunciada do São João de Fortaleza privilegia artistas de fora do Estado, alguns dos quais não têm ligação com o movimento/a temática junina, e perde a oportunidade valiosa de contar com mais artistas cearenses e atuantes no Ceará, de refletir a pluralidade e a diversidade da cultura cearense por meio de inúmeros artistas que poderiam fazer parte dos três dias de festas, de forma mais coerente com uma política cultural que valorizasse a cena local”, diz um trecho da nota.

:: Quadrilha: conheça a história de um dos símbolos das festas juninas ::

Dalwton Moura, vice-presidente do Sindimuce, compositor, produtor cultural e jornalista explica que a nota teve uma repercussão muito grande. Dalwton afirma que a sociedade abraçou o questionamento do Sindicato dos Músicos do Ceará pela necessidade de mais artistas cearense na programação de São João da Prefeitura de Fortaleza e ressalta a importância de ter artistas locais em eventos de grande porte como esse.

“Nós temos inúmeros artistas que poderiam estar nesse momento, de três dias de festa, de um palco nobre, de um evento de grande porte, mas não, esses artistas acabam invisibilizados, escondidos pela própria Prefeitura, a quem deveria tocar a tarefa e promover a política pública de cultura, de lançar luz sobre esses artistas, e não de escondê-los, e não de invisibilizá-los ou de mantê-los somente em palcos com menor destaque e menor divulgação ao longo do ano, com cachês muito baixos também, sem divulgação, que é um dos principais pontos que a gente toca”, ressaltou. 

Dalwton afirma que a Prefeitura de Fortaleza não respondeu a nota do Sindicato e afirma que houve alteração na programação depois de denúncia da vereadora Adriana Gerônimo (Psol) sobre uma atração, que era justamente uma dupla Sertaneja, uma denúncia grave de um artista, um integrante dessa dupla que já havia sido condenado por agressão a uma mulher e a Prefeitura de Fortaleza retirou essa atração da festa. Mas, mesmo com essa mudança, a Prefeitura não respondeu a nota do sindicato. “A Secretaria de Cultura convidou o Sindicato para uma reunião, nessa última segunda-feira (27).

:: Qual a origem do Dia de São João? Saiba mais sobre a história da Festa Junina ::

O encontro aconteceu, mas não teve desdobramento práticos, não houve informação sobre novos artistas cearenses serem acrescentados a essa programação, não houve resposta à nota em si, apenas uma reunião para tratar de aspectos mais gerais da política cultural e sem que fossem firmados compromissos, sem que fossem apontadas ações concretas.

Mas um encontro de fato de diálogo e que saiu com encaminhamento de uma próxima reunião, mas sem ações concretas, sem mudanças, por exemplo, na programação de São João, que a gente lamenta e se recusa a aceitar. Nós continuamos solicitando que haja sim a inclusão de novos artistas cearenses nessa programação”.

Em nota, a Secultfor informou que a Prefeitura de Fortaleza "divulgou as atrações confirmadas até agora e segue montando a programação com artistas da terra e quadrilhas juninas tracionais da cidade. Todos os cachês do line-up anunciado são pagos por patrocinadores”.

O São João de Fortaleza 2024 tem patrocínio das marcas Tim, Intimus, Estomazil, Coca-Cola, Unifanor, Câmara Municipal de Fortaleza, Grupo Marquise, e promoção do Grupo Jangadeiro. Todos os cachês das atrações serão custeados pelos patrocinadores.

Fonte: BdF Ceará

Edição: Camila Garcia