Ouça e Assista

Tempero da Notícia: demora da Justiça em prender golpistas reacende extrema direita no Brasil

Programa com o jornalista Rodrigo Vianna traz comentários sobre os principais acontecimentos políticos desta semana

Rodrigo Vianna é jornalista desde 1990. Durante sua trajetória, já passou pela Folha de S. Paulo, TV Cultura, Globo e Record - Willians Campos/ Brasil de Fato

O Supremo Tribunal Federal expediu 209 mandatos de prisão contra envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro, quando apoiadores de Jair Bolsonaro (PL) invadiram as sedes dos três Poderes, em Brasília. 

Deste total, a Polícia Federal só conseguiu prender 49 pessoas. Outras 160 pessoas continuam foragidas e terão seus nomes anexados à lista de procurados internacionais, da Interpol.

Há relatos de que muitos daqueles que usavam tornozeleiras eletrônicas quebraram o equipamento e deixaram o país rumo à Argentina, contando com uma suposta leniência do governo de Javier Milei, admirador da família Bolsonaro. 

Este é um dos destaques do Tempero da Notícia, programa produzido pelo Brasil de Fato e apresentado pelo jornalista Rodrigo Vianna.

Avanço da extrema direita no Congresso

A demora do Judiciário brasileiro em prosseguir com a responsabilização dos envolvidos na tentativa de golpe do 8 de janeiro tem causado efeito reverso. A situação tem permitido o avanço da extrema direita no Congresso, que ensaia uma espécie de "Operação Anistia" contra os golpistas. 

A Comissão de Constituição e Justiça já indicou o relator para o projeto que prevê anistia para os golpistas. O deputado Rodrigo Valadares (União Brasil-SE), apoiador de Bolsonaro, seguirá com o projeto de lei e já afirmou que, por hora, “não é o momento” de incluir Bolsonaro no projeto de anistia. 

Ao mesmo, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), desenterrou um projeto de lei que originalmente havia sido apresentado por Wadih Damous (PT-RJ), há cerca de 10 anos, que previa mudanças nas regras de delações premiadas

O objetivo de Lira é assustar o governo e, possivelmente, procurar um arranjo para livrar Bolsonaro da prisão. Com o projeto, delações como a de Mauro Cid, ex-ajudante de ordens do ex-presidente, poderiam se tornar invalidadas.

Panela de Pressão

Quem vai para a Panela de Pressão desta semana são os veículos da grande mídia brasileira, que se esforçaram para deturpar o noticiário econômico do governo brasileiro.

Enquanto o Produto Interno Bruto (PIB) do primeiro semestre subiu 0,8% (no acumulado, crescimento de 2,5% da economia), puxado pelos serviços e pelo consumo das famílias, veículos como Folha, O Globo e Estadão fizeram malabarismos para dizer que o cenário não é tão bom assim.

Miriam Leitão até tentou reconhecer o bom resultado, afirmando que a alta é fruto do "mercado de trabalho melhorando, desemprego caindo e renda melhorando". Mas, ao mesmo tempo, a Globo garante que a melhora é fruto da desastrosa reforma trabalhista de Michel Temer.

Na Folha, a desinformação é ainda pior. Editorial do jornal paulista aponta que "PIB avançou no primeiro trimestre, mas incerteza cresceu". Elite financeira e imprensa parecem incomodados com o Brasil recuperando postos na economia global e chegando ao posto de 8ª economia do mundo.

Cafezinho

E o Cafezinho desta semana vai para a nova presidenta do México, Claudia Sheinbaum, do partido Morena, o mesmo do ex-presidente Manoel Lopez Obrador. 

Com um perfil distinto dos políticos mexicanos tradicionais, Sheinbaum, que é ex-prefeita da Cidade do México, é cientista e ambientalista. Ganhou a eleição com 60% dos votos e traz importante experiência administrativa à política mexicana.

López Obrador foi importante cabo eleitoral. Seu governo é bem avaliado e conseguiu aliar distribuição de renda, recuperação do salario mínimo, programas sociais e infra estrutura, em um projeto que lembra o empreendido nos dois primeiros mandatos de Lula. 

A vitória mostra que governos amplos e fortes são capazes de enfrentar e derrotar a extrema direita. 
 
Onde assistir

Tempero da Notícia vai ao ar todas as sextas-feiras, às 20h, no canal do Brasil de Fato no YouTube e na TVT, canal 44.1 – sinal digital HD aberto na Grande São Paulo e canal 512 NET HD-ABC.

Moradores do estado de São Paulo podem acompanhar o programa pela Rádio Brasil Atual (98,9 FM na Capital Paulista e 93,3 FM na Baixada Santista), nos mesmos horários.

As edições também estão disponíveis nas plataformas de podcasts e podem ser escutadas no DeezerSpotifyGoogle PodcastsItunes e Pocket Casts.

Edição: José Eduardo Bernardes