O governo federal anunciou que as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foram prorrogadas em uma semana. O prazo que terminaria na sexta-feira (7), agora segue até o dia 14 de junho para todo Brasil.
O Ministério da Educação já havia comunicado que estudantes do Rio Grande do Sul teriam um prazo maior para fazer a inscrição, mas ainda sem data definida.
Agora, o governo decidiu que todos os candidatos terão mais tempo para participar da prova. O que alterou também a data de solicitações de atendimento especializado e tratamento por nome social, que também vão até 14 de junho.
“Com essa decisão, nós queremos ampliar ainda mais as oportunidades para que os jovens façam o Enem, que é a porta de entrada para a graduação. Estudantes do Rio Grande do Sul e de todo o Brasil agora têm mais uma semana para se inscrever, pela Página do Participante. Quem está concluindo o ensino médio em escola pública não paga taxa de inscrição”, explicou Camilo Santana, ministro da Educação.
O prazo máximo para pagamento da taxa de inscrição segue até 19 de junho. No entanto, estudantes do Rio Grande do Sul estão isentos. O valor para o restante do Brasil é de R$ 85. O prazo para pedir isenção já foi encerrado e os estudantes que fizeram a solicitação podem conferir o resultado na Página do Participante.
A mudança não alterou a data das provas, que seguem marcadas para os dias 3 e 10 de novembro.
O governo também divulgou alguns dados sobre as inscrições. Em Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe, praticamente todos os estudantes da rede pública de ensino médio que concluem o Ensino Médio neste ano estão inscritos no Enem.
Mesmo no Rio Grande do Sul, que enfrenta dificuldades em função da tragédia climática, já são mais de 70% dos formandos da rede pública inscritos.
Para se inscrever é necessário acessar a Página do Participante com o login único do sistema gov.br. Quem não lembra a senha da conta pode recuperá-la a partir das orientações da própria plataforma.
Edição: Rodrigo Gomes